Sidrolandia
Chuva deixa 27 cidades em emergência na BA; mais de 10 mil saem de casa
Também já foram registradas as mortes de seis pessoas em decorrência dos temporais
Folha On-line
16 de Abril de 2010 - 09:42
A Defesa Civil da Bahia informou na manhã desta sexta-feira que as fortes chuvas que atingem a região já fizeram 27 cidades decretarem situação de emergência no Estado, desde o início do mês de abril. Também já foram registradas as mortes de seis pessoas em decorrência dos temporais.
Ainda de acordo com o balanço da Defesa Civil, as chuvas também fizeram com que mais de 10 mil pessoas deixassem suas casas no Estado, sendo 7.454 desalojados --estão em casas de amigos e parentes-- e outro 3.249 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. O órgão também aponta o registro de 379 pessoas feridas devido às chuvas.
Devido à topografia e a densidade demográfica, Salvador é o município mais abalado com as fortes chuvas. São 534 desalojados, 215 desabrigados, 28 feridos e dois mortos, tendo um total de afetados de 5.120 pessoas. A Prefeitura de Salvador decretou emergência ontem, embora a cidade ainda não esteja na relação de municípios com o decreto homologado ainda.
Na madrugada desta sexta, a cidade de Salvador registrou ainda dois desabamentos de residências em decorrência das chuvas. Além disso, outras oito correm risco de desabar, segundo a Defesa Civil municipal.
As cidades que decretaram emergência são: Apuarema, Candeias, Cícero Dantas, Feira de Santana, Gandu, Ilhéus, Itagimirim, Itanhém, Itapetinga, Lauro de Freitas, Medeiros Neto, Nova Viçosa, Potiraguá, Prado, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Santa Cruz da Vitória, Santa Cruz Cabrália, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Simões Filho, Teolândia, Vera Cruz, Dias D°Ávila, São Sebastião, Wenceslau Guimarães e Salvador.