Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 9 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Ciptran começa hoje a multar motoristas que não cumprem lei da cadeirinha na Capital

De acordo com a regra nacional, crianças de até um ano devem ser transportadas no bebê-conforto

MS Record

11 de Outubro de 2010 - 09:49

A partir desta segunda-feira (11) os órgãos de trânsito de Campo Grande começam a multar motoristas que trafegam com crianças de até sete anos e meio sem o dispositivo de segurança adequado.

De acordo com a regra nacional, crianças de até um ano devem ser transportadas no bebê-conforto. A partir de 1 a 4 anos de idade elas utilizam a cadeirinha e de quatro a sete anos e meio devem ser transportadas no assento de elevação.

A lei explica que na hipótese de a quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquela de maior estatura no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura.

Nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro, o transporte de crianças com até dez anos de idade poderá ser realizado utilizando-se sempre o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança.

A multa prevista para motoristas que descumprirem a lei é de R$ 191,54, sendo considerada infração gravíssima punida com a redução de sete pontos na CNH do condutor. O veículo também pode ser retido até que a criança seja acomodada em um dispositivo de segurança ou levada para um outro carro dotado da cadeirinha.