Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Começa reunião entre Lula e Medvedev em Moscou

A reunião começou com um aperto de mãos e um abraço entre os líderes

Estadão

14 de Maio de 2010 - 07:58

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido há pouco no Kremlin por seu colega russo, Dmitri Medvedev, com quem deve abordar questões bilaterais e de caráter internacional.

A reunião começou com um aperto de mãos e um abraço entre os líderes, que primeiro se reuniram de forma privada e depois com participação de suas respectivas delegações.

Lula e Medvedev devem falar sobre os esforços dos dois países para "ampliar a cooperação bilateral na realização de projetos conjuntos em grande escala" nas esferas energética e de alta tecnologia, segundo o Kremlin.

O presidente brasileiro abordará também o chamado Plano de Ação da Associação Estratégica, assinado recentemente pelos dois países, e tratará a possibilidade de utilizar divisas nacionais na troca comercial bilateral.

Lula também deve falar sobre a crise nuclear com o Irã, país que visitará a partir de domingo para se reunir com o presidente, Mahmoud Ahmadinejad.

Entre os acordos e memorandos que devem ser assinados por Lula e Medvedev, há um programa de cooperação técnico-científica para 2010-2012 e outro de cooperação militar.

Além disso, será emitida uma declaração política conjunta que se centrará no 65º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

A jornada oficial de Lula, que também deve se reunir com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, começou com uma oferenda floral perante o túmulo do Soldado Desconhecido.

Logo depois, ele participou de um fórum empresarial russo-brsileiro.

O presidente iniciou na véspera em Moscou uma viagem que lhe levará também a Catar, Irã, Espanha e Portugal.