Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 27 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Como em Londres, Canal F mostra bebê branco que nasceu de pais negros no Brasil

Gabriel é branco e tem olhos claros. A situação gerou constrangimentos para os pais que, quando confirmaram o DNA, ficaram aliviados.

G1

29 de Julho de 2010 - 16:40

O Canal F desta quarta-feira (28) começa com uma pergunta: você acha possível que um casal de negros tenha uma filhinha loira de olhos azuis? 

O caso aconteceu em Londres, na semana passada. Qual a explicação da ciência? É o que o programa exclusivo do Fantástico na internet vai tentar entender.

Surpresa para os pais e notícia no mundo todo. Em Londres, um casal de nigerianos teve uma bebezinha branca, de olhos claros e uma farta cabeleira loira.

Os pais dizem que não têm parentes ou antepassados brancos. Os médicos acham que a bebê não é albina e vão esperar resultados de análises genéticas para tentar entender o caso.

A menininha é bem diferente da família, mas adorada. A mãe disse que ela é linda e um milagre da natureza.

Esse tipo de milagre acontece. No Brasil, o nascimento do filho caçula trouxe uma grande surpresa para uma família do Rio de Janeiro. Os pais chegaram a acusar o hospital de ter feito uma troca de bebês.

Até o exame de DNA, a mãe cuidou da criança durante dois meses, sofrendo com várias dúvidas.

"Por ser muito claro, as pessoas acharam que poderia ter acontecido alguma coisa, alguma troca de bebês", conta o pai da criança, o auxiliar de jardinagem, Alexandre Assunção Maciel.

"[Quando veio o resultado do DNA] eu respirei aliviada por tudo. Foi a certeza de que o meu bebê é meu e que ele não vai para ninguém. Independente da cor da pele, é o meu neném, o meu Gabriel", afirma a mãe Alessandra Oliveira.

Gabriel nasceu em novembro de 2008 e, como o bebê de Londres, foi notícia. Tinha pele e olhos claros, cabelos lisos, completamente diferente dos irmãos e dos pais. Hoje, com 1 ano e 8 meses, já está mais parecido com a família.

A explicação para o escurecimento da pele de Gabriel é simples. "A pessoa quando vive em um ambiente de grande exposição solar, a tendência é a da pele ficar um pouco mais escura", diz o presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Salmo Raskin.

O motivo de ele ter nascido clarinho, também não tem segredos. "Minha mãe é branca. Meus tios que faleceram dois anos atrás eram brancos dos olhos azuis. Minha bisavó era clara, de olhos claros", relata a mãe de Gabriel.

Para a ciência existem três explicações para um casal de negros ter um filho branco: a mistura de raças, como no caso de Gabriel, o albinismo e a terceira opção seria um acidente genético na formação do bebê, o que pode ter acontecido com a criança de Londres.