Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 11 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Composto presente na melancia pode auxiliar no combate à hipertensão

Helio Martins/Boa saúde/Região News

22 de Outubro de 2010 - 16:14

Segundo pesquisadores da Universidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, a melancia, que contém um aminoácido chamado L-citrulina/L-arginina, responsável por melhorar a função arterial, pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea. Desse modo, consumir a fruta pode ser uma alternativa mais agradável de combater a hipertensão.

“A melancia é a fonte comestível mais rica em L-citrulina, que está intimamente relacionada à L-arginina, o aminoácido necessário para a formação de óxido nítrico, essencial para a regulação do tônus vascular e de uma pressão sanguínea saudável”, explicaram os pesquisadores, em artigo no American Journal of Hypertension. 

O pesquisador Arturo Figueroa, que coordenou o estudo, disse que a L-citrulina é convertida em L-arginina no corpo, trazendo benefícios para a saúde vascular desses pacientes.

Porém, o simples consumo desse segundo composto através de comprimidos não seria uma opção viável, porque ele pode causar náuseas, desconforto gastrointestinal e diarreia.

Durante experimentos com nove pessoas hipertensivas com idades entre 51 e 57 anos, os pesquisadores confirmaram que o consumo de “doses terapêuticas” diárias de melancia por seis semanas poderia ser útil no combate à hipertensão, melhorando a função arterial e reduzindo significativamente a pressão.

Mas os autores destacam que estudos maiores são necessários para confirmação dos benefícios da fruta e de suplementos com os aminoácidos.