Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 25 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Copom define hoje nova taxa de juros

Alguns economistas, no entanto, não mudaram suas projeções e seguem apostando em uma alta maior da Selic, que levaria a taxa para 11%.

Correio do Estado

21 de Julho de 2010 - 14:52

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decide nesta quarta-feira (21) a nova taxa básica de juros da economia, a Selic, hoje em 10,25%. A estimativa predominante hoje no mercado – percebida pelo mercado de juros futuros da BM&F – é de que a taxa será elevada em 0,50 ponto percentual, para 10,75%.

Nos últimos dois dias, os bancos Bradesco, BTG Pactual, UBS e Deutsche Bank também reduziram para 0,50% suas expectativas sobre o próximo aumento da taxa de juros. Essa perspectiva mostra uma importante de cenário da última reunião do Copom, em junho, quando a avaliação era de que o aperto monetário seria mais severo.

A justificativa de quem espera um ritmo menor de aumento dos juros está na interpretação dos dados sobre a economia divulgados recentemente: depois da euforia e alarde com o crescimento de quase 10% no primeiro trimestre do ano, os números deste mês mostram que a atividade está desacelerando e que não seria preciso pisar tanto no freio para controlar a inflação.

Alguns economistas, no entanto, não mudaram suas projeções e seguem apostando em uma alta maior da Selic, que levaria a taxa para 11%.