Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Corumbá: concorrência no transporte provoca fechamento da fronteira

A fronteira entre Brasil e Bolívia por Corumbá estará fechada para veículos até a meia-noite de hoje.

Redação de noticia

21 de Maio de 2010 - 08:28

 Integrantes de uma cooperativa de transporte boliviano fecharam o acesso durante 24 horas para chamar a atenção do governo daquele país que deseja liberar a licença de mais 4 empresas do ramo para atuarem no departamento. Os manifestantes afirmam que não há, no momento, mais espaço para concorrências.

São 8 empresas que levam de comerciantes a turistas em viagens intermunicipais e interdepartamentais, segundo os manifestantes. “Não somos contra, porém, este não é o melhor momento. A estrada de acesso até Santa Cruz ainda não está pronta e por isso não temos ônibus mais confortáveis. Assim que as obras terminarem vamos comprar novos carros, mas precisamos de um compromisso formal do Governo dizendo que não vai deixar outras empresas atuarem no departamento”, explicou, Ruben Flores, presidente da Cooperativa de Transporte Pantanal. Ele revelou ainda que essas empresas, que querem se instalar na região, não seriam do departamento. “Queremos valorizar as pessoas que já estão trabalhando aqui”, complementou.

A manifestação em Arroyo Concepcion começou à 0h desta quinta-feira, 20, e tem duração de 24h. Flores afirma que a decisão de fechar a fronteira foi feita em conjunto com outras instituições de transporte do departamento de Santa Cruz. “Este é um ponto muito importante porque nós pertencemos a um corredor bioceânico, que aglutina mais de 27 instituições de transporte que levam de El Pailón até Arroyo Concepción, está tudo paralisado. Esperamos que o governo nos escute. Não estamos impedindo que outras empresas venham atuar aqui, mas hoje temos 8 empresas que estão querendo trabalhar”, finalizou. Os manifestantes usaram ônibus para impedir o tráfego de veículos pela fronteira.