Sidrolandia
Dia da Defensoria Pública é marcado por 3,9 mil atendimentos em 6 municípios
Os defensores públicos do Estado estiveram em praças nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá e Ladário
Assessoria da Defensoria Pública de MS
20 de Maio de 2010 - 13:39
Além de educar sobre os direitos relativos à moradia, foco da campanha nacional Cidadania Começa em Casa! Defensores Públicos pelo Direito à Moradia!, promovida em Mato Grosso do Sul pela Defensoria Pública do Estado com apoio da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), as pessoas também foram orientadas sobre seus direitos em diversas áreas como família, consumidor, cidadania, entre outras.
Para os defensores públicos foi uma oportunidade ímpar de divulgar as ações e aproximar as pessoas. É muito gratificante saber que o nosso trabalho é importante e faz a diferença na vida das pessoas, afirma o coordenador das Defensorias Públicas de Campo Grande, Guilherme Cambraia de Oliveira.
O aposentado Ismael Gomes da Silva também ficou satisfeito com a ação. Eu precisei me orientar sobre um divórcio e também para rever o valor da minha aposentadoria. Fui muito bem atendido. O trabalho da Defensoria Pública é excelente. Está de parabéns.
A trabalhadora Noemi Silva Miashiro, que morou fora do Brasil por dez anos e está de volta há apenas três meses, também se surpreendeu com o atendimento no mutirão. Eu pude tirar minhas dúvidas e ter a esperança de que vou reaver minha casa, que está ocupada por uma pessoa que não paga aluguel.
No interior do Estado, mesmo com as temperaturas muito baixas, o atendimento teve grande adesão da população. Em Três Lagoas várias pessoas compareceram à Praça Ramez Tebet para tirar suas dúvidas.
Foram aproximadamente 150 atendimentos em várias áreas. Ficamos satisfeitos, pois sabemos que além desse mutirão as pessoas estão bem informadas e podem procurar a Defensoria Pública sempre que precisarem, afirma o coordenador das Defensorias Públicas de Três Lagoas, Darvino Antonio Maciel.
Em Corumbá foram 600 atendimentos, 400 apenas no período da tarde. Já em Ponta Porã foram aproximadamente 100 atendimentos, assim como em Ladário. A parcial de casos atendidos no Estado chega a 3.950 mil.
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul mostra seu crescimento contínuo ano após ano. Em 2008 foram 128.715 mil atendimentos; já em 2009 o número aumentou para 174.292, crescimento de 35,4%.
Para aprimorar ainda mais o atendimento ao cidadão, a Defensoria Pública do Estado inaugura nesta sexta-feira (21) a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), serviço de atendimento pelo número de telefone 129, concedido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A Defensoria Pública do Estado foi uma das escolhidas para a instalação da CRC, que é subsidiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O atendimento ao cidadão poderá também ser realizado por e-mail: [email protected] . O serviço começará a funcionar no dia 1º de junho em Campo Grande, de forma experimental, com previsão de ser expandido para outras comarcas do Estado.
No sábado (22) a Defensoria Pública de Campo Grande participa da 17ª Ação Global Nacional, que será realizada no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, das 8 às 17 horas.