Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Dourados tem 1 caso de abuso sexual a cada 2 dias

Deste total, 31 casos foram caracterizados como estupro, já que não foi diagnosticada a conjunção carnal

Diário MS

19 de Maio de 2010 - 09:06

Mesmo com o avanço dos programas de combate a exploração sexual de menores, de janeiro a maio deste ano, Dourados já registrou 56 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Deste total, 31 casos foram caracterizados como estupro, já que não foi diagnosticada a conjunção carnal.

Os números da Comcex (Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) mostram ainda que, em média, a cada 2,4 dias uma criança ou adolescente foi violentada sexualmente neste ano no município. Este montante corresponde a 64% do total de casos registrados durante todo ano de 2009, quando foram contabilizados 88 abusos sexuais contra menores de 18 anos.

Conforme a coordenadora da Comsex, Lindomar Pacheco, o crescimento no número de denúncias de violência sexual mostra que as ações desenvolvidas pelos órgãos e organismos fiscalizadores têm obtido resultados esperados e, aos poucos, a sociedade assimila o hábito de denunciar as autoridades competentes os casos de abuso e exploração sexual contra menores. “Não entendemos que, na prática, haja um aumento dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Dourados, mas sim que as vítimas ou familiares estão tendo coragem de procurar os organismos para denunciar esse tipo de crime. Este total de casos registrados de janeiro até agora mostra que as campanhas de enfrentamento a violência sexual tem alcançados seus objetivos e que pessoas tomaram coragem de denunciar essa prática”, relatou.

Já em Mato Grosso do Sul, conforme dados da Secretaria Nacional de Promoção da Criança e do Adolescente, de janeiro a abril deste ano, foram registradas 151 denúncias envolvendo algum tipo de violência contra a criança no Estado. No ano passado, foram 505 denúncias em MS. De 2003 até abril deste ano, o órgão já contabilizou 2.376 casos de violência sexual contra crianças no Estado.

CAMPANHA

Ontem, dia 18 de maio, foi celebrado o Dia Nacional de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Guarda Municipal, MPE (Ministério Público Estadual) e Comsex, o Sest/Senat (Serviço Nacional de Transportes) realiza desde 2004 atividades de combate a violência sexual. Em Dourados, a campanha tem sido desenvolvida com a realização de palestras, capacitação da rede de atendimento e blitzes educativas.

Ontem no período da tarde, os órgãos e entidades envolvidos na campanha promoveram um trabalho de abordagem dos motoristas no posto da PRF em Dourados, localizado na rodovia BR-163. No local, os agentes da PRF e membros do Comsex e do Sest/Senat distribuíram panfletos e conscientizaram os motoristas sobre a importância de combater e denunciar qualquer caso de exploração sexual de menores.

“É um trabalho de orientação aos motoristas sobre a importância de se combater esse tipo de crime. Além dessa panfletagem, também estamos com um trabalho de abordagem aos caminhoneiros, que circulam o país inteiro e normalmente têm contato com diversos casos de crianças e adolescentes abusos sexualmente”, comentou Lindomar Pacheco.