Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Em encontro com vereadores, secretário garante que nesta segunda-feira será retomada obra de prolongamento da Antero

O prolongamento da Avenida Antero Lemes até a Avenida Aroeira, numa extensão de 300 metros, que deveria ficar pronta em no máximo quatro meses.

Flávio Paes - Região News

29 de Outubro de 2017 - 21:03

As obras de prolongamento da Antero Lemes, paralisadas desde agosto e que se arrastam há mais de um ano, serão retomadas nesta segunda-feira (30). A informação é do secretário-adjunto de Obras do Estado, Helaney Paulo da Silva, que recebeu na semana passada uma comitiva de vereadores de Sidrolândia.

“Ele nos garantiu que os entraves foram resolvidos e se o tempo ajudar, em no máximo 60 dias, o prolongamento estará concluído”, destaca a vereadora Vilma Felini, que participou da agenda em Campo Grande.

O prolongamento da Avenida Antero Lemes até a Avenida Aroeira, numa extensão de 300 metros, que deveria ficar pronta em no máximo quatro meses, teve alguns entraves que acabaram comprometendo de vez o cronograma.

Primeiro não havia cascalho num raio de 5 quilômetros da obra (conforme estava previsto na planilha de custo da obra). A jazida de onde o material seria retirado (perto do Jockey Club) foi embargada por falta de licenciamento ambiental.

O problema só foi resolvido na semana passada, depois que o empresário Waldemir Bueno, se dispôs a fornecer o material. Waldemir, que está implantando um aterro sanitário na saída para o Quebra Coco, obteve licença do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) para explorar a jazida existente na área de 20 hectares e há poucos dias conseguiu o licenciamento do Instituto Estadual do Meio Ambiental.

Outro problema é que o projeto original previa o aproveitamento de um trecho da drenagem implantada para o escoamento das águas pluviais da Rua Ponta Porã. Quando a empreiteira foi abrir a tubulação constatou que não poderia ser aproveitado porque, além de ser muito próxima da superfície do solo, parte dos tubos simplesmente estava quebrado.

Foi feita então negociação com a Corpal que está implantando a infraestrutura do loteamento Vival dos Ipês (que tem o prolongamento como um dos acessos). A empresa se encarregou de substituir a tubulação.

O prolongamento

O prolongamento da Avenida Antero Lemes integrou a mesma licitação das obras de drenagem executadas às margens da MS-162 e que se estenderam por toda extensão da Rua Hélio Martins Coelho (no Jardim Petrópolis), com a tubulação servindo para escoamento da enxurrada do bairro Cascatinha. O investimento total é de R$ 2,5 milhões.