Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 4 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Estudo vai coletar sangue dos brasileiros para traçar radiografia da saúde no País

A Pesquisa Nacional de Saúde vai percorrer cerca de sessenta mil casas em todo o País, avaliando as condições físicas e o estilo de vida da população

Ministério da Saúde

14 de Setembro de 2010 - 07:27

Um estudo inédito do governo federal vai traçar o perfil da saúde do brasileiro, a partir de dois mil e doze.

Além de anotar dados como peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial, a Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE, vai trazer uma novidade: a possibilidade de coletar sangue dos entrevistados.

Segundo a coordenadora-geral de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis do Ministério da Saúde, Déborah Malta, esse trabalho vai traçar de forma precisa um diagnóstico do estado de saúde do brasileiro.

"Sem dúvida, informações em saúde são fundamentais para que nós possamos planejar as nossas intervenções, avaliar as necessidades em saúde, acesso à saúde, para a melhoria dos serviços de saúde.

Essa etapa de planejamento em relação a coleta bioquímica é uma etapa extremamente complexa.

Nós estamos, nesse momento, discutindo para que nós possamos planejar a coleta no domicílio e também para que depois as pessoas tenham acesso ao resultado desses exames."

A Pesquisa Nacional de Saúde vai percorrer cerca de sessenta mil casas em todo o País, avaliando as condições físicas e o estilo de vida da população, como explica a coordenadora do Ministério da Saúde.

"Estaremos coletando dados sobre a saúde geral da população, acesso aos serviços de saúde da mulher, saúde da criança, saúde do idoso e temas como acidentes e violências, especialmente algumas doenças crônicas que serão objeto de maior foco como hipertensão, diabetes, e também algumas doenças infecciosas.

Com isso nós teremos informações que nem sempre são coletadas rotineiramente nos nossos sistemas de informação em saúde."

Outra inovação importante, segundo Déborah Malta, é o lançamento de um site exclusivo para colher sugestões de técnicos em saúde e da população sobre a nova Pesquisa Nacional de Saúde.

Nesta ferramenta, inaugurada nessa terça-feira, o cidadão pode sugerir perguntas, temas e opinar sobre o estudo.

Todo material será avaliado por equipes do Ministério da Saúde e, se pertinente, incluído no levantamento.

O endereço é www.pns.icict.fiocruz.br, na sessão "Fale Conosco".