Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 27 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Exposição Nacional de Orquídeas começa nesta sexta-feira em Sidrolândia

A reportagem do regiaonews esteve acompanhando os detalhes deste grande evento que deverá atrair milhares de pessoas

Marcos Tomé e José Pereira

30 de Julho de 2010 - 11:00

Exposição Nacional de Orquídeas começa nesta sexta-feira em Sidrolândia
Exposi - Foto: Marcos Tom

Difícil encontrar alguém que não se sinta atraído pela beleza e o perfume desta planta chamada orquídea. De forma linda e atraente com cores e tipos variados, ela é tema de estudo e de inúmeras coleções no Brasil e no exterior, tendo em nosso país associações constituídas de colecionadores.

As orquídeas podem ser encontradas em quase todos os continentes do planeta, só não existem na Antártida. Muitas pessoas pensam que são plantas parasitas, porque elas vivem nos troncos de outras plantas e árvores nas áreas tropicais. Mas isso não é verdade. Elas se alimentam do material em decomposição que cai sobre os troncos e sobre elas e são amparados pelas raízes da planta.

Apesar de haver uma enorme variedade de orquídeas selvagens e criadas pelo homem, quase nenhuma tem qualquer utilidade que não seja a ornamental. Um dos poucos usos é a produção de baunilha pelas favas das orquídeas do gênero Vanilla. Mas, ainda sim, é mais barato produzir o sabor artificialmente.

Se considerarmos apenas o uso ornamental, ainda sim poucas variedades se prestam. A maioria das orquídeas tem flores pequenas e folhagens sem graça. O grande fator de melhoria é a manipulação genética feita pelo homem que produz híbridos de grande apelo ornamental e grande valor comercial.

E dezenas delas estaram presentes com seus exemplares no município de Sidrolândia que todos os anos promovem a feira que já é reconhecida a nível nacional. Este ano será realizado a 8º Exposição Nacional de Orquídeas bem como a 8ª Exposição Nacional de Cattleya nobilior (considerada a maior do mundo) e a 9ª Exposição Estadual de Orquídeas.

O evento terá inicio nesta sexta-feira (30) a partir das 19h00min e contara com atividades tradicionais, como, pecuária, comércio e agricultura. Mais um filão econômico se consolida no horizonte progressista de Sidrolândia: o turismo, e por meio de diversas modalidades, entre as quais o rural, o cultural e o de eventos.

O evento, a exemplo dos anos anteriores, reunirá expositores de outros estados. Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo já confirmaram presença. O julgamento das mais belas orquídeas acontecerá hoje (30) e a premiação amanhã (31) sábado.

A Prefeitura Municipal de Cattleya NobiliorSidrolândia publicou no dia 07 de Julho a Lei que institui a orquídea Cattleya Nobilior (na foto) como a flor símbolo do Município. Segundo a Lei nº 1484/10, aprovada pela Câmara Municipal, a Cattleya Nobilior poderá ser usada em todas as manifestações de caráter Cultural e Esportivo.

De acordo com o Prefeito Daltro Fiúza (PMDB), a instituição dessa espécie de orquídea como flor símbolo do Município se deu pelo fato de que essa flor é encontrada em abundância na região e, principalmente, porque acontece no município a maior exposição nacional da espécie. “Sem dúvida alguma essa orquídea representa muito bem nossa cidade”, defendeu o Prefeito.

A reportagem do regiaonews está acompanhando os detalhes deste grande evento que deverá atrair milhares de pessoas de diversas regiões do Mato Grosso do Sul e do Brasil. Os expositores estão confiantes no sucesso do evento que é realizado todos os anos no município.

Em breve bate papo com representantes do Orquidário Londres de Londrina – PR, o otimismo é grande, tendo em vista o sucesso que foi às edições anteriores do evento. A comissão organizadora da festa informou a nossa reportagem que este ano será a maior exposição de Orquídea Cattleya Nobilior do mundo.