Sidrolandia
Fazenda anuncia hoje proposta para incentivar fabricação do carro elétrico
O Ministério da Fazenda pretende anunciar no início da tarde uma proposta conjunta com a indústria automotiva para incentivar projetos de fabricação do carro movido a energia elétrica.
Agencia Brasil
25 de Maio de 2010 - 10:46
De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a ideia de produzir carro movido a energia elétrica em escala comercial no Brasil ainda é incipiente, em bora o país procure recuperar o tempo perdido, já que outros países têm projetos adiantados no setor.
Uma das experiências nacionais mais avançadas é da Fiat, que montou um carro movido a energia elétrica em parceria com a hidrelétrica Itaipu Binacional e KWO, uma empresa suíça de energia, colaboradores de empresas de tecnologia e institutos de pesquisa.
Segundo a Fiat, o Palio elétrico já existe desde 1996 e agora está sendo fabricado o Palio Weekend elétrico. O objetivo da montadora é atingir a produção total de 50 veículos até o final deste semestre. Além de Itaipu e da KWO, usam o Palio Weekend elétrico a Eletrobras, a Cemig e a própria Fiat.
Os carros estão sendo usados para experiências em serviços internos nas empresas de energia elétrica parceiras do projeto e não em escala comercial.
Segundo a Anfavea, nos anos 70 a Gurgel, empresa que não atua mais no mercado, chegou a ter um protótipo de carro elétrico. E a Mercedes também pretende importar veículos híbridos, movidos tanto a gasolina quanto à energia elétrica.
A Fiat informou que o carro 100% elétrico tem emissão zero de poluentes e é praticamente silencioso. No caso do Palio Weekend elétrico, o carro está equipado com um motor que gera potência máxima de 15 Kw suficientes para uma aceleração de 0 a 60 quilômetros horários (km/h) em 9 segundos e velocidade máxima de 100 km/h.
Refrigerado a água, o carro é alimentado por uma bateria de níquel, que garante autonomia de 120 quilômetros com carga completa, recarregável em oito horas em qualquer tomada de três pinos de 220 Volts. A Fiat também informou que o automóvel não tem ruído, além dos provocados pelo atrito dos pneus com o solo.
Embora se pareça com os modelos acionados por motores a combustíveis tradicionais, o veículo não tem as alavancas de marcha, mas um aparato semelhante a um joystick de videogame (uma espécie de controle remoto).