Sidrolandia
Fiems fará Ação Global em Dourados, Corumbá e Três Lagoas
Assomasul
02 de Junho de 2010 - 08:10
A Fiems já definiu as datas para a realização da Ação Global Regional em Dourados, Corumbá e Três Lagoas como tinha sido adiantado pelo presidente Sérgio Longen durante a abertura da 17ª edição do evento no Estado realizada no dia 22 de maio no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande.
Diante da grandeza e importância dessa iniciativa, decidimos levá-la para as cidades de Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Esta é uma ação da indústria de Mato Grosso do Sul, disse.
Pelo cronograma aprovado pelo Sesi e a TV Morena, as ações de cidadania serão realizadas dia 26 de junho em Dourados, dia 31 de julho em Três Lagoas e dia 28 de agosto em Corumbá.
De acordo com a técnica do Sesi Rozane Leite, coordenadora da Ação Global Regional, dessa forma o Sistema Indústria amplia o acesso da comunidade carente a serviços de saúde, educação, lazer e cidadania.
Somente o Sesi tem essa capacidade de reunir parceiros que engajados no mesmo objetivo estão contribuindo para diminuir a desigualdade social, analisou.
Em Campo Grande, a Ação Global teve 59.267 atendimentos e um público de 19.119 pessoas, número que ultrapassou a meta prevista de atendimentos que estava na casa dos 53 mil. Além disso, este ano o evento envolveu 119 parceiros, sendo 11 indústrias, e mais de 1.501 voluntários.
Durante o dia foram realizados 10.975 atendimentos na área de cidadania, 11.370 na de saúde; 18.390 no lazer, cultura e esporte; 10.352 na área de educação e 8.180 em outros serviços, como fotografia, limpeza de pele, maquiagem e demonstrações do Corpo de Bombeiros e da Polícia.
Na área de cidadania, a emissão dos documentos pessoais concentrou o maior número de atendimentos, com 6.752 atendimentos. A babá Juciele Ribeiro da Silva, 32 anos, que mora no Bairro Pioneiros acordou às 3 horas para garantir o primeiro lugar na fila.
Vim com meu marido e meu filho para fazermos a carteira de identidade dele, chegamos aqui às 4 horas e estamos felizes em não precisarmos ir até o centro da cidade para resolver isso, declarou.
Já na área de saúde a população optou por prevenção, serviços como aferição da pressão arterial, escovódromo e aplicação de flúor resultaram em 6.591 atendimentos.
Na área de educação as palestras, matrículas e contação de histórias, entre outros foram responsáveis pelo maior número de atendimentos com 6.692 atendimentos.
O aposentado Antônio Cunha Freire, 67 anos, morador do Bairro Piratininga, se deslocou ao Parque Ayrton Senna apenas para conseguir a isenção para viagens.
Não costumo viajar muito, mas é importante saber que temos direito disso. Na periferia nós não temos tanta informação e nem discernimento das coisas e por conta disso acabamos deixando passar os nossos direitos.
O Sesi está de parabéns por trazer essa iniciativa para cá, isso deveria acontecer sempre, disse Antônio Freire.