Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 7 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Fim do vazio sanitário marca início de plantio da soja

O vazio sanitário é aplicado em Mato Grosso do Sul há três anos, de julho a setembro

Campo Grande News

30 de Setembro de 2010 - 14:54

O período de chuvas e o fim do vazio sanitário da soja, procedimento adotado em Mato Grosso do Sul para evitar a propagação da ferrugem asiática no grão, vão permitir aos produtores que comecem o plantio de nova safra no Estado. O período de vazio termina nesta quinta-feira.

A estimativa é que sejam plantados 1,7 milhão de hectares de soja no Estado, de acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

O vazio sanitário é aplicado em Mato Grosso do Sul há três anos, de julho a setembro. Os produtores que forem flagrados com brotos de soja de safras passadas podem ser multados. O não cadastramento de áreas de plantio também gera autuações.

Plantio – Na avaliação do engenheiro agrônomo da Famasul, Lucas Galvan, o plantio deve começar com força na segunda quinzena de outubro, conforme recomendação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Os produtores que respeitarem as normas do Ministério poderão ter acesso a crédito e seguro rural. O zoneamento agrícola é determinado pela média histórica de chuvas e orienta sobre qual a melhor época para o plantio.

Há possibilidade de estiagem no mês de janeiro, por conta de influência do fenômeno La Niña. Por isso, a antecipação do plantio é uma alternativa para evitar perdas na produção.