Sidrolandia
Frigorífico fecha e demite 700 funcionários em Iguatemi
O fechamento do Frigorífico Vale Grande, em Iguatemi deu início ao processo de demissão de 700 funcionários.
Gazeta News
24 de Maio de 2010 - 08:25
A informação repassada aos trabalhadores é que seriam feitos os acertos e a unidade vendida ao grupo Friboi. Contudo, a incerteza sobre a contratação provoca temor nos trabalhadores.
Se vai vender, porque fecharam as portas?, questionado presidente do Sindmassa-MS, que representa os trabalhadores, Fábio Alex Bezerra. Ele ressalta que a planta industrial era a única em atividade no sul do Estado.
Desde Mundo Novo até Itaquiraí não tem nenhum lugar para trabalhar, pontua o representante. Segundo ele, o processo demissional que já teve início irá prejudicar muitas famílias.
Para Bezerra, há uma crescente monopolização do setor que tem provocado o fechamento dos grupos menores. No ano passado, pelo menos 400 postos de trabalho foram fechados no Diplomata, também em Iguatemi, e outros 25 no
Frigorífico Fibrasil, em Eldorado. Apenas o Frango Belo de Itaquiraí continua em atividade na região.
Quebra - Desde 2009, a estimativa do sindicato é de que pelo menos 10 frigoríficos tenham encerrado as atividades no Estado, somando 17 unidades em 13 municípios.
O dirigente sindical, que pede o apoio da Assembleia e da Câmara na questão, elenca como frigoríficos fechados o Campo Oeste Carens, River Alimentos, Diplomata, J.S. Ovinos e Independência, apenas em Campo Grande.
No interior do Estado, ele aponta o fechamento do frigorífico Margen que afetou unidades de Rio Verde, Coxim (arrecadado recentemente para a River Carnes), Paranaíba e Três Lagoas; em Naviraí, do frigorífico Mercosul S/A; Ribas do Rio Pardo - Frigoestrela S/A; Iguatemi - Diplomata; Porto Murtinho - Marfrig; Anastácio e Nova Andradina - Independência; Amambaí e Itaporã - Frigorífico Torlin.