Sidrolandia
funasa de MS sedia Encontro de Saúde Indígena, regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste
Redação de Noticia
15 de Abril de 2010 - 10:58
A Coordenação Regional da FUNASA de Mato Grosso do Sul está sediando a partir de hoje (14) o Encontro dos Coordenadores Regionais e Chefes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) das regiões Sul, Sudeste e Centro - Oeste.
Estavam presentes, chefes de DSEI das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste estavam presentes o Coordenador Regional de MS, Flavio Britto, Wanderley Guenka, que esteve à frente do Departamento de Saúde Indígena (DESAI/Brasília) até o início de abril, Nelson Olazar, chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS) e Fernando Souza, Presidente do Condisi (Conselho de Saúde Indígena) de Mato Grosso do Sul.
O objetivo da reunião é identificar os avanços e dificuldades na execução de ações referentes à Saúde Indígena no ano de 2009, e avaliar os projetos para 2010.
O Presidente do Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indígena) de Mato Grosso do Sul, Fernando Souza, destacou a importância do atendimento à população indígena quanto à saúde. Durante esses dez anos, a equipe responsável pela saúde indígena trabalhou em conjunto e ganhou muitos parceiros decididos a mudar aquela situação.A população indígena de Mato Grosso do Sul é a segunda maior do Brasil, mas as melhorias já estão sendo feitas em todas as aldeias do Estado, afirma Fernando.
Durante o encontro, Wanderley Guenka falou sobre o avanço na qualidade de vida. Antes , levaríamos oito anos para realizar ações que, hoje, concluímos em menos da metade desse tempo. Esse trabalho conta com uma equipe treinada e disposta a mudar os rumos da saúde indígena para melhor. É preciso muito empenho e dedicação não somente da FUNASA, mas também de todos os órgãos parceiros em prol dessa causa, ressalta.
A Coordenadora Geral de Planejamento e Avaliação da Saúde Indígena, Rosângela Barreto Marques de Oliveira, abordou a questão da criação da Presidência da FUNASA secretaria e garantiu que toda a equipe estará empenhada até que tudo esteja decidido. Trabalharemos até o último minuto, enquanto a FUNASA for responsável pela saúde indígena, iremos atuar assiduamente, diz. O chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS) Nelson Olazar comenta que os 68 mil indígenas espalhados pelas 75 aldeias em todo o Estado contam com atendimento e acompanhamento diário pelas equipes multidisciplinares de saúde através do DSEI. O atendimento tem melhorado e a tendência é aumentar a qualidade dessa recepção aos indígenas, afirma.
De acordo com o Coordenador Regional Flávio Britto, o trabalho da FUNASA conta também com a participação da população indígena que procura entender qual a missão da instituição. A dedicação dos profissionais de saúde e a compreensão da comunidade indígena, é muito importante para o crescimento e a qualidade desse trabalho que a FUNASA vem realizando no Mato Grosso do Sul. Hoje, indígenas recebem auxílio-alimentação, vale universidade, moradia, saneamento e acesso à saúde. Isso é fruto de muito trabalho e respeito por essa cultura, conclui.
O Encontro segue até sexta-feira (16) onde o encerramento será feito no auditório da Coordenação Regional (CORE-MS).