Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Funtrab conclui qualificação social e profissional de jovens em Bataguassu

O diferencial em Bataguassu foi a escolha do curso de Gestão Pública, sendo o único município a solicitar esse arco ocupacional

Funtrab

19 de Maio de 2010 - 16:49

Nesta quarta (19), a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) entrega certificados para 128 contemplados do Projovem Trabalhador em Bataguassu.

Até o momento, são 20 municípios do Estado que recebem qualificação profissional do Projovem Trabalhador. O município escolheu os arcos ocupacionais conforme a demanda do local, portanto, foram ministrados cursos de Administração (duas turmas), Gestão Pública (uma turma) e Turismo e Hospitalidade (duas turmas), distribuídos em cinco turmas.

O diferencial em Bataguassu foi a escolha do curso de Gestão Pública, sendo o único município a solicitar esse arco ocupacional. O Projovem Trabalhador qualifica os jovens de 18 a 29 anos, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul. 

O aluno Danilo Lourenço Cabral, que terminou o curso de Gestão Pública, já trabalha na prefeitura. “Com a capacitação, tive mais chance de conseguir um emprego melhor, tive um bom aproveitamento do curso”, conclui.

O curso de Gestão Pública foi ministrado pelo Sealp (Sociedade Educacional Afonso Linares Prado). O diretor-presidente do Sealp, Adailton Linares, explica que todos os que concluíram o curso estão capacitados e preparados para enfrentar o mercado de trabalho. "Dos 25 alunos, 12 já estão trabalhando. Após a entrega de certificados esperamos que outros sejam inseridos também", finaliza.

Funtrab e Projovem Trabalhador

Em Mato Grosso do Sul, a gestão do programa é de responsabilidade da Funtrab, que utilizou os Ciats (Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador), para realizar o processo de recrutamento, seleção e encaminhamento dos jovens aos cursos de qualificação social e profissional.

A Funtrab desenvolve diversas ações de políticas públicas do trabalho de forma integrada. Unifica as suas unidades de execução operacional e proporciona ao trabalhador mais agilidade e qualidade no atendimento.

Os Ciat’s (Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador) oferecem os seguintes serviços:
Intermediação de emprego;
Habilitação ao Seguro-Desemprego;
Emissão de Carteira de Trabalho;
Orientação Profissional;
Apoio à geração de trabalho e renda;
Qualificação social e profissional;
Atendimento ao Trabalhador Autônomo e
Microcrédito.