Sidrolandia
Governo Federal gastará R$ 440 milhões para a Copa 2014
O Programa Bem Receber Copa foi lançado nesta quinta-feira (29)
Agência Brasil
30 de Abril de 2010 - 08:02
O Ministério do Turismo vai investir R$ 440 milhões para qualificar 306 mil profissionais até 2013. O objetivo é preparar trabalhadores de diferentes áreas para a Copa de 2014. O Programa Bem Receber Copa foi lançado nesta quinta-feira (29).
Em parceria com cinco associações brasileiras de empresas, o ministério está montando programas educacionais que serão subsidiados pelo governo.
A Abetar (associação de transporte aéreo), por exemplo, vai treinar as empresas aéreas regionais e as terceirizadas que oferecem serviços para aviação. Quem faz o catering (comida para avião) e a limpeza das aeronaves vai participar de aulas para melhorar o atendimento.
Outro objetivo é ampliar de 35 mil para 80 mil o número de vagas em cursos de inglês e espanhol, no programa Olá! Turista, do governo em parceira com a iniciativa privada. Hoje, ele é oferecido em seis capitais, explica Luiz Barretto, ministro do Turismo.
- Temos menos de 50% das vagas ocupadas. Queremos montar o programa nas outras seis capitais que sediarão os jogos da Copa. O treinamento em línguas é fundamental.
As outras quatro entidades parceiras do ministério nesse programa de qualificação são Abrasel (Associação de bares e restaurantes), Abla (de locadoras de automóveis), IBH (de hospedagem) e Abeta (de ecoturismo e aventura).
O ministro afirmou que é fundamental capacitar o trabalhador para que o país não sofra com a falta de especialização durante o evento. Segundo ele, isso vai incentivar o consumo e o bem-estar dos turistas.