Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Hoje é dia suinocultura e avicultura

Simpósios acontecem no auditório do Parque de Exposições

Dourados Agora

20 de Maio de 2010 - 13:49

O Parque de Exposições João Humberto de Carvalho recebe hoje, como parte da programação oficial da 46ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados, o 10º Simpósio de Suinocultura e o 5º Simpósio de Avicultura. A programação será aberta às 7h30 com a palestra “Manejo de Dejetos na Suinocultura”, tendo como palestrante a zootecnista Ana Carolina Amorim Orrico.

Na sequência ocorre a palestra “Mitos e verdades sobre o consumo de ovos”, tendo como palestrante o zootecnista Rodrigo Garófallo Garcia, vicediretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A suinocultura no Brasil é uma atividade predominante de pequenas propriedades rurais e uma atividade importante do ponto de vista social, econômico e, especialmente, como instrumento de fixação do homem no campo. Cerca de 81,7% dos suínos são criados em unidades de até 100 hectares.

Essa atividade se encontra presente em 46,5% das 5,8 milhões de propriedades existentes no país, empregando mãodeobra tipicamente familiar e constituindo uma importante fonte de renda e de estabilidade social.

A atividade é considerada pelos órgãos ambientais uma "atividade potencialmente causadora de degradação ambiental", sendo enquadrada como de grande potencial poluidor. Pela Legislação Ambiental (Lei 9.605/98 Lei de Crimes Ambientais), o produtor pode ser responsabilizado criminalmente por eventuais danos causados ao meio ambiente e à saúde dos homens e animais.

Os dejetos suínos, até a década de 70, não constituíam fator preocupante, pois a concentração de animais era pequena e o solo das propriedades tinha capacidade para absorvêlos ou eram utilizados como adubo orgânico. Porém o desenvolvimento da suinocultura trouxe a produção de grandes quantidades de dejetos, que pela falta de tratamento adequado, se transformou na maior fonte poluidora dos mananciais de água.

AVICULTURA

Dentro do complexo brasileiro de carnes, a avicultura é considerada por muitos como a atividade mais dinâmica.

O desenvolvimento dessa atividade ocorreu a partir do final da década de 1950, nos estados da Região Sudeste, principalmente em São Paulo. As primeiras matrizes foram importadas e desembarcaram no extinto Estado da Guanabara, em seguinda, na ordem Rio de Janeiro, São Paulo e em um segundo momento Santa Catarina. Na década de 1970, período em que houve profunda reorganização do complexo de carnes no Brasil, a atividade passou a ser liderada pelos estados de Santa Catarina e Mato Grosso, devido a proximidade e como consequencia o custo mais baixo dos grãos de milho e soja, principais insumos para a produção de frangos vivos.