Sidrolandia
Impasse na chapas de deputados retarda escolha de vice de Zeca
Midiamax
24 de Maio de 2010 - 09:39
A escolha do candidato a vice-governador de Zeca do PT deve ficar para o prazo final, segundo informações de petistas ligados ao ex-governador. O PT ainda se dedica a fechar as chapas das eleições proporcionais (deputados). Missão difícil para os dirigentes, uma vez que os partidos aliados, a maioria pequenas siglas, pressionam por um arranjo eleitoral permita a eleição de deputados estaduais e federais.
Sobre as eleições proporcionais, aliás, o PT ainda não se entendeu com seu principal aliado nestas eleições, o PDT. O partido se recusa a participar de um chapão no qual o PT também esteja. Como o partido de Zeca tem quatro deputados estaduais que tentarão a reeleição, os pedetistas que só têm nomes novatos acham que ficariam em desvantagem se participasse de uma mesma coligação.
O PDT pretende lançar chapa pura. Os petistas não concordam. Eles temem que separados os partidos aliados a Zeca acabem pulverizando votos e atrapalhando o desempenho do grupo. Enquanto esta questão não estiver resolvida, dificilmente Zeca anunciará seu vice, informa fonte próxima.
Zeca já anunciou que quer um vice de Dourados. O nome não deve ser do PT que já tem a cabeça da chapa e uma vaga ao Senado e nem do PDT que terá Dagoberto Nogueira na segunda vaga de senador. O mais provável é que seja escolhida uma liderança do PV, PSB ou PP.
No dia 6 de junho, o PT fará o que está sendo chamado de pré-convenção. No evento, eles pretendem confirmar as pré-candidaturas de Delcídio, Dagoberto e Zeca. Não está, por enquanto, previsto o anúncio do nome do vice, situação que pode mudar se até lá os partidos aliados se entenderem sobre a questão das chapas proporcionais. A convenção do partido está prevista para 28 de junho