Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Instituto de Identificação faz até sexta-feira mutirão para emitir carteiras de identidade

A ação tem como objetivo principal beneficiar a população indígena, rural e moradores do município que ainda não possuem o documento ou precisam tirar a segunda via.

Flávio Paes/Região News

30 de Janeiro de 2018 - 15:00

O Instituto de Identificação está promovendo em Sidrolândia um mutirão para confecção de cerca de 400 novos RG's. A ação tem como objetivo principal beneficiar a população indígena, rural e moradores do município que ainda não possuem o documento ou precisam tirar a segunda via.

O mutirão que começou nesta segunda-feira (29) segue até sexta-feira (02), e os interessados em utilizar esse serviço devem retirar uma senha para atendimento no Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), que está localizado na rua Paraíba nº 175, no Centro da cidade (esquina com a rua Santa Catarina) ou com os caciques das aldeias indígenas.

Em seguida devem procurar o Centro de Referência de Assistência (CRAS) Jandaia, na rua Paraná nº 1885, no bairro Jandaia, onde está sendo feito o atendimento pela equipe técnica do instituto.

De acordo com a diretora do Instituto, Jucilene Correa Menezes, a ideia da ação é atender o maior número de pessoas que ainda não possuem a carteira de identidade e estão impedidos de acessar diversos serviços e benefícios. “O RG é um documento importante para todo cidadão brasileiro e com ele é possível abrir conta em banco e acessar benefícios sociais e previdenciários, por exemplo. Estamos emitindo mensalmente no Estado mais de 12 mil novos RG's, ou seja, em média 600 por dia”, pontuou.

Instituto de Identificação faz até sexta-feira mutirão para emitir carteiras de identidadeA primeira emissão, ou seja, 1ª Via para pessoas que nunca tiraram o RG ou para aquelas que emitiram o documento em outros estados brasileiros é gratuita, e basta levar a Certidão de Nascimento ou casamento e um comprovante de endereço, as fotos são feitas no local.

Já para a segunda emissão ou 2ª via, em casos de perda, extravio ou alteração de nome, por exemplo, o serviço é tributado em 4 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), sendo necessário o usuário imprimir o boleto e realizar o pagamento na rede bancária credenciada.