Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 7 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Investimento em imóveis rende mais que poupança

Os profissionais do setor atribuem a rápida valorização dos imóveis à economia estável e à facilidade de acesso ao crédito

R7

30 de Setembro de 2010 - 08:18

Com o mercado de habitação aquecido, investir em imóveis se tornou um negócio lucrativo. Quem comprou uma casa ou apartamento em São Paulo há cinco anos, por exemplo, viu o imóvel se valorizar 50%. No mesmo período, a poupança rendeu 47%.  

Um estudo realizado pelo Laboratório de Mercado de Capitais do Ibmec Minas Gerais indica que investimentos em unidades de padrão popular foram os mais rentáveis no ano passado. Quem preferiu comprar imóveis ganhou mais dinheiro do que quem optou por outras aplicações financeiras, como CDI (Certificado de Depósito Interbancário), dólar, poupança, e até mesmo, o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo). 

Na capital mineira, os imóveis que tiveram  maior rentabilidade foram os apartamentos populares de três quartos, com valorização de 296,56% entre 1998 e 2008, período considerado no estudo. 

Os profissionais do setor atribuem a rápida valorização dos imóveis à economia estável e à facilidade de acesso ao crédito. Mas é preciso ter cautela para não se deixar seduzir pela ilusão do dinheiro fácil. 

A primeira recomendação dos profissionais do setor é ter cuidado com imóveis vendidos na planta. Apesar de serem mais baratos, os descontos ficam por conta do risco que o comprador tem de não receber o imóvel. 

Outra dica dos especialistas é pesquisar se o preço é realmente justo e ler com bastante atenção o contrato.