Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 10 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Juíza Dileta dispensa Exército no 2º turno em Dourados

Dourados Agora

20 de Outubro de 2010 - 16:30

A juíza da 1ª Vara Criminal de Dourados, Dileta Terezinha Tomaz, não vai solicitar reforço do Exército durante as eleições de segundo turno em Dourados. Para ela, não existe a necessidade do aparato policial, uma vez que o momento é de ordem na cidade, diferente da situação em que se encontrava o município no 1ª turno, com clima tenso e instável por conta da Operação Uragano que levou para a cadeia prefeito Ari Artuzi, primeira-dama Maria de Freitas, vice-prefeito Carlinhos Cantor, secretários e nove vereadores.

Por outro lado a chefe do cartório eleitoral de Dourados, Milca Pereira, afirma que apesar da dispensa do reforço, mais de 500 policiais estarão garantindo a segurança em toda a cidade. São agentes de todas as esferas da segurança pública como policiais militares, civis, federais, além da Guarda Municipal.

Segundo ela, desta vez a previsão é de uma votação tranquila. Diferente do primeiro turno, quando o eleitor demorou em média de 1 minuto e 20 segundos para votar, desta vez este tempo deve cair para 20 segundos apenas. Com a rapidez do voto, o TRE calcula que o resultado deva ser conhecido antes das 20h.

De acordo com Milca, motivo de dúvidas neste segundo turno é sobre as justificativas de quem não votou no primeiro. Quanto a isto ela assegura que o eleitor tem até 60 dias para justificar a ausência e que mesmo ainda não tendo o feito poerá votar normalmente neste pleito. A multa para quem perder o prazo é de R$ 3,50 para regularizar o título de eleitor.

TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul retoma as atividades do disque-denúncia, das 12h às 19h, através do telefone 3326-8073 ou do e-mail [email protected] .

A previsão é que o disque-denúncia permaneça funcionando meio período até o dia 27 de outubro. Do dia 28 à 30, o horário de atendimento será das 8h às 00h. E no domingo (31), o serviço estará no ar até o termino da votação. O plantão da Polícia Federal permanece em tempo integral nas vésperas das eleições. O atendimento será feito pelo telefone 3368-1140. Tanto a Polícia Federal quanto os fiscais da Justiça Eleitoral têm ordens para efetuar prisões em flagrantes de pessoas que estejam descumprindo a legislação eleitoral e, ainda, de recolher todo e qualquer material irre-gular de campanha eleitoral.