Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Novembro de 2024

Sidrolandia

LabSenai vai medir as emissões de carbono da Expo-MS Industrial 2010

O Sistema Fiems vai compensar a emissão de CO² na atmosfera durante a feira da indústria com o plantio de árvores nativas após o evento

Daniel Pedra/Região News

14 de Maio de 2010 - 10:39

A Expo-MS Industrial 2010, que será realizada pela Fiems de 18 a 22 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, será um evento Carbono Zero e para isso vai compensar a emissão de gás carbono na atmosfera durante a feira da indústria com o plantio de árvores nativas.

De acordo com o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, o trabalho de medição do CO² emitido durante o evento será feita pelo LabSenai Meio Ambiente, que oferece serviços na área de meio ambiente integrados às outras áreas do conhecimento, atendendo à legislação ambiental, às exigências do mercado externo e da sociedade.

 

“O LabSenai Meio Ambiente é parceiro da indústria na busca pela melhoria de sua condição ambiental, oferecendo serviços laboratoriais, consultorias tecnológicas, pesquisa e desenvolvimento”, explicou Jesner Escandolhero, acrescentando que o laboratório está sediado na FatecSenai Campo Grande e algumas áreas de atendimento estão em fase de estruturação. Durante a Expo-MS Industrial 2010, o LabSenai Meio Ambiente vai calcular a emissão do CO², levando em consideração o fluxo de pessoas presentes ao Albano Franco, a energia elétrica consumida, a quantidade de dias do evento, os horários de funcionamento, os veículos presentes à feira, entre outros.

 

“Após os cálculos durante o evento, o LabSenai Meio ambiente vai apresentar um índice e a Fiems fará a compensação com o plantio de uma determinada quantidade de árvores nativas em área a ser determinada posteriormente”, detalhou Bergson Amarilla, o coordenador do evento, completando que se trata de uma experiência nova em eventos no Estado e que poderá estimular as próximas feiras sul-mato-grossenses a adotarem o carbono zero. “Cada um de nós pode fazer a sua parte, adotando uma postura ambientalmente consciente em sua vida diária”, reforçou.

 

LabSenai Meio Ambiente

 

O gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, o laboratório está estruturando o Núcleo de Produção Mais Limpa, oferecendo às empresas de Mato Grosso do Sul o Programa de P+L, que utiliza a metodologia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente com foco em desenvolvimento sustentável. “A empresa que aplica a Produção Mais Limpa tem seus indicadores de ecoeficiência fazendo parte de uma rede internacional das Nações Unidas”, explicou.

 

A consultoria de P+L tem como premissa analisar os processos produtivos a fim de prover soluções tecnológicas para reduzir os desperdícios das diversas formas e fontes de energia, matérias primas e água, assim como, reduzir os resíduos, efluentes e emissões. “A metodologia permite a elaboração de inventários de emissões de forma a verificar as emissões de gases que intensificam o efeito estufa”, explicou Jesner Escandolhero.

 

Segundo ele, um dos projetos estruturantes do LabSenai Meio Ambiente é a construção do laboratório de coleta de análises prioritárias de monitoramento ambiental para atender às demandas da área ambiental das empresas com equipe qualificada e infraestrutura que ofereça serviços laboratoriais com o mais elevado padrão de qualidade. Outro projeto é a aquisição e adequação de uma unidade móvel para coleta, medição e monitoramento de emissões atmosféricas, com o intuito de apoiar às necessidades do cumprimento legal e desenvolvimento sustentável das indústrias.

 

Serviços

 

“Serão oferecidos serviços técnicos para o diagnóstico e controle de poluentes atmosféricos nas áreas urbanas e industriais, seguindo normas federais e estaduais pertinentes, podendo atuar na avaliação de fontes fixas, como na amostragem em chaminés, e qualidade do ar”, pontuou o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, explicando que o LabSenai Meio Ambiente realizará serviços em estudos de dispersão de poluentes atmosféricos através da modelagem matemática, avaliações da eficiência de sistemas de controle de chaminés, inventários de fontes de emissão de poluentes atmosféricos e ruídos ambientais.

 

O LabSenai Meio Ambiente está inserido na Rede Senai Meio Ambiente do Senai Nacional, oferecendo serviços técnicos e tecnológicos e cursos de aperfeiçoamento, visando adequar as empresas aos requisitos mercadológicos e legais associados a processos de licenciamento e gestão ambiental. “Os cursos são elaborados de acordo com a necessidade do cliente, podendo ser ministrados nas instalações do LabSenai Meio Ambiente ou na própria empresa”, finalizou Jesner Escandolhero.