Sidrolandia
Lei obriga alunos de MS a passar por detector de metal
O objetivo é coibir a violência dentro das escolas. Mas a medida não tem a unanimidade da comunidade escolar
Reporter MS
19 de Maio de 2010 - 09:13
Projeto de lei que prevê instalação de detectores de metais nas escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul foi aprovado nesta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa. A proposta, de autoria do deputado Zé Teixeira (DEM), foi votada em primeiro turno de discussão com parecer favorável da Constituição de Comissão e Justiça (CCJ) da casa. O objetivo é coibir a violência dentro das escolas. Mas a medida não tem a unanimidade da comunidade escolar.
Caso seja aprovada em segundo turno e sancionada pelo governador André Puccinelli, a proposta entrará em vigor no ano que vem. Segundo o projeto, receberão os equipamentos as cidades com mais de 50 mil habitantes e as instituições de ensino com mais de 250 alunos por turno. Qualquer pessoa que entrar na escola deverá passar pelo detector e pela inspeção visual de seus pertences.
Conforme Teixeira, no Estado está ocorrendo muitos casos de violência contra alunos e professores dentro das escolas. Muitas vezes, esses infratores têm vinculo direto com o tráfico de drogas e armas, e se utilizam das unidades de ensino para a venda de seus produtos ilícitos. É importante adotar equipamentos modernos e eficazes para garantir a integridade dos estudantes e mestres.