Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 30 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Longen cobra ações efetivas para destravar comércio

Redação de noticia

25 de Maio de 2010 - 15:49

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, cobrou neste sábado, durante o encerramento do 3º Seminário Empresarial da Zicosul realizado durante a Expo-MS Industrial 2010, ações capazes de remover os entraves que distanciam e complicam as relações comerciais entre os países membros da região. “Precisamos criar o centro estratégico de informação que vai funcionar como alicerce para eficiência, agilidade e produtividade, fortalecer a atuação dos comitês, no âmbito da Zicosul, para descomplicar os trâmites aduaneiros, adotar um modelo único de marcas e patentes, criar e instalar escritórios da Zicosul nas estruturas das federações representativas do setor produtivo nos estados e províncias e criar um modelo de associação de grupos de empresas e indústrias, cujos países integram a região, para eliminar intermediários no intercâmbio comercial, proporcionando redução de custeio e agilidade”, sugeriu.

Ele acredita que são questões estratégicas para fazer avançar a tão necessária integração entre os países e, mais importante, entre as empresas. “Nós, empresários, sempre estivemos prontos para ampliar horizontes porque, na realidade, somos os autênticos agentes de qualquer processo que envolva a expansão da nossa produção, dos nossos negócios, da inovação e da tecnologia. Nesta ocasião, quando nos propomos, mais uma vez, a tratar de oportunidades e potencialidades, temos que efetivamente partir para ações concretas e reais. De nada adianta prosseguirmos no debate em torno das questões e limitar nosso raio de ação no âmbito dos auditórios e gabinetes”, declarou, ressaltando que já passa da hora de encontrar respostas às questões levantadas.

Sérgio Longen ressaltou que todos já sabem, à exaustão, dos entraves que impedem a relação comercial entre os Estados membros da Zicosul e a participação da Fiems no 3º Seminário Empresarial da Zicosul tem o objetivo de buscar este caminho. “A nossa representatividade requer organização e objetividade. Temos a convicção de que a Zicosul pode se transformar no grande espaço de articulação dos temas estratégicos para o Mercosul, desde que estejamos verdadeiramente comprometidos em conferir a este fórum o histórico papel de representar o setor empresarial junto aos nossos países para que consigamos descomplicar nossas relações”, pontuou, informando que durante reunião com o governador André Puccinelli e com o governador de Salta, Juan Manuel Urtubey, propôs um modelo de relação política-econômica entre os dois Estados para servir de exemplo para os outros Estados membros da Zicosul.

Já o presidente da Geicos, Constantino Zafiropulos, aproveitou a abertura do 3º Seminário Empresarial da Zicosul para cobrar a criação de uma ponte aérea entre os Estados que integram a região. “Esse gargalo de transporte entre os membros é inaceitável e temos de resolver esse problema. Entretanto, esse não é o único problema nosso, precisamos discutir outros assuntos de interesse empresarial nesse evento que tem como marco a Expo-MS Industrial 2010”, disse.

Para Constantino Zafiropulos, é chegado o momento de discutir a criação de um corredor bioceânico para atender o pólo de desenvolvimento industrial e econômico da Zicosul. “Precisamos ter como meta a abertura das fronteiras, o fim das ingerências, resolver os problemas de transportes e comunicações, além de trabalhar para o estabelecimento de uma ponte aérea entre os Estados membros da Zicosul”, reforçou, lembrando que os integrantes da região têm um intercâmbio generoso que vai possibilitar o fortalecimento econômico de todos. O evento também contou com palestras sobre a estruturação da agenda de negócios do Codesul-Zicosul, a experiências exitosas regionais e projetos do setor empresarial para o aumento da competitividade da Zicosul-Codesul.