Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 27 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Marcio Monteiro diz que meio ambiente é uma bandeira a ser defendida por todos

O ex-prefeito disse que toda a humanidade já percebeu que “a preservação do meio ambiente é uma bandeira a ser defendida por todos

Redação de Notícias

29 de Julho de 2010 - 09:13

Márcio Monteiro, candidato do PSDB a Deputado Estadual  nestas eleições 2010, é bacharel em Direito, foi criado na fronteira de Bela Vista, casado com a assistente social,  Deise Alves Monteiro, pai  de  três filhos e cinco netos.

Monteiro iniciou sua carreira política como prefeito daquela cidade, nos períodos de 1997 a 2004 (dois mandatos consecutivos). Em sua administração, recebeu os prêmios Mario Covas e prefeito empreendedor.

Ele conseguiu eleger seu sucessor, o atual prefeito Evandro Bazzo, que  foi seu vice no período  em que administrou o município de Jardim e que está também no seu segundo mandato.

Depois disso, Monteiro assumiu o cargo de secretário-adjunto da Secretaria do Meio Ambiente e do Planejamento do Estado, no período de 2007 a 2010, no governo de André Puccinelli (PMDB).  No partido do PSDB ocupa o cargo de vice-presidente da executiva estadual.

Agora, como candidato a uma vaga na Assembléia Legislativa, ele defende como bandeira de campanha o fortalecimento do municipalismo a adoção de políticas públicas de incentivo ao agronegócio e turismo como atividade que promova o desenvolvimento sustentável, além de uma política diferenciada para o crescimento das regiões de fronteira.

"Sempre acreditei que, para crescer, é preciso avançar e sonhar.

Ele disse ainda disse que a marca da sua administração como prefeito de Jardim foi garantir a pavimentação.  O município, na área urbana, tinha 9  quilômetros  de asfalto e sua gestão deixou a cidade  com 31 quilômetros de  pavimentação.

Conforme esclareceu, não havia planejamento urbano no município, as moradias eram muito espalhadas e implantou-se na cidade o sistema de esgoto, que até então não existia. As obras iniciaram-se pelas estações de tratamento. “Construímos em Jardim duas estações de tratamento de esgoto que dão condições de atender a cidade por mais 25 ou 30 anos já projetando todo seu crescimento”, acrescentou ainda.

O tucano pretende nas eleições de 2010 disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa pelo PSDB.  Para tanto, busca apoio de lideranças regionais do partido com o objetivo de viabilizar a sua candidatura a deputado estadual na convenção da sigla  marcada para junho.

Na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento do Estado, presidindo o Imasul (Instituto  do Meio Ambiente do MS), Monteiro disse  que teve a  satisfação de conhecer a grandeza do Estado de uma forma mais detalhada atuando na área de planejamento. De acordo com ele, a atuação nas questões ambientais foram realmente  um desafio.

 

“Do ponto de vista pessoal, houve um ganho em conhecimento e amadurecimento no conceito das questões ambientais, o que possibilitou  uma visão mais profunda sobre elas. Com isso, surgiram propostas inovadoras na gestões desse órgão, como gestor ambiental. Avançamos muito e inovamos nas ações de políticas publicas voltadas ao Meio Ambiente, como a elaboração do zoneamento ecológico/ econômico, o plano estadual de recursos hídricos e o projeto de recuperação do rio Taquari”. (Márcio Monteiro)


A caminhada e o desafio

  “Nós estamos fazendo um trabalho em todo o Estado, temos um desafio em nível nacional com o projeto do PSDB em levar o ex-governador do estado de São Paulo, José Serra (PSDB), a Presidência da República - que é o nosso pré-candidato. Acreditamos e entendemos que esse grupo pode fazer muito mais pelo país,  e aqui, no nosso Estado, estamos percorrendo e levando essa mensagem do projeto  nacional e estadual com nosso candidato a governador, e apoiado pelos pré-candidatos a parlamentares da bancada federal e estadual - no qual me incluo nesse grupo em busca de uma vaga na Assembléia Legislativa”, justificou. 


Proposta

 Ele afirmou que Mato Grosso do Sul tem o desafio de deixar de ser apenas produtor agropecuário e corredor de passagem de mercadorias para se tornar importante alternativa de desenvolvimento no cenário nacional. Para tanto, é necessário incorporar ferramentas de planejamento e gestão, que permitam vislumbrar os efeitos estruturais das mudanças recentes.

Monteiro enfatiza a dimensão territorial, a localização estratégica para integração da América Latina e a diversificação da matriz econômica, que  contribuem como potencialidades para o crescimento da economia, permitindo aos agentes de transformação, publico e privado, efetivar políticas voltadas para o desenvolvimento do Estado.

  “É necessário mais investimento na formulação e articulação de estratégias voltadas para o desenvolvimento, competitividade econômica, capacitação social e na busca de elementos para fomentar políticas publicas. Sempre acreditei que para crescer é preciso avançar e sonhar, são esses tópicos que promovem a evolução e ritmo de crescimento dos municípios”, destacou.

O ex-prefeito disse que toda a humanidade já percebeu que “a preservação do meio  ambiente é uma bandeira a ser defendida por todos”.

Para  Márcio Monteiro, o Brasil  hoje é um País pronto, visto que, teve um “alicerce, um berço preparado”, o que permitiu a nação a ocupar essa posição de destaque no cenário mundial, a exemplo de Mato Grosso do Sul e também acredita que o Brasil  pode mais”, finaliza.