Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 25 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Marina Silva quer 200 mil seguidores no Twitter enquanto Serra já comemora 300 mil

Candidato tucano é apontado como presidenciável que melhor usa a ferramenta

R7

21 de Julho de 2010 - 09:52

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, chegou a 101.669 seguidores na rede social do Twitter nesta manhã. O aumento de mais de 10 mil seguidores em dois dias foi impulsionado pelo primeiro "twitaço" (uma mobilização no mundo virtual) feito por políticos. Durante todo o dia, a candidata esteve entre os 10 assuntos mais comentados entre os twiteiros brasileiros. Com a nova marca, a campanha quer chegar aos 200 mil.

Apesar do número alto, entre os principais presidenciáveis, Marina ainda é a terceira colocada em popularidade no Twitter. José Serra (PSDB), líder, com 300 mil seguidores, comemorou o número durante esta madrugada.

- Êpa, olhei para o lado e vi: hoje passamos os 300 mil seguidores! Não sei identificar quem protagonizou a virada dos 200 para os 300....

O perfil de Dilma Rousseff (PT) ocupa o segundo lugar, com mais de 120 mil seguidores.

Enquanto José Serra (PSDB) usa o Twitter [serviço de microblog na internet] para “dialogar” com os internautas, Dilma Rousseff (PT) aposta na ferramenta para divulgar propostas e sua agenda diária. A conclusão é do especialista Alessandro Barbosa Lima, da empresa de gestão de relacionamento em redes sociais E-life, que falou ao R7 em maio.

O candidato tucano à Presidência é apontado como quem sabe tirar proveito da ferramenta de microblog.

"Twitaço"

Ontem, entre 12h e 18h, os eleitores de Marina usuários do Twitter eram convidados a usar a hashtag #euvotomarina e completar a frase explicando a razão de seu voto. Muitos diziam que votam na candidata "porque ela é capaz de salvar o planeta" ou porque defende a sustentabilidade ambiental. A cantora Adriana Calcanhotto aderiu à campanha: "#euvotomarina porque ela é ética, transparente, corajosa, determinada, de alma elegante".

Batizado de “twitaço”, em referência a panelaço, o evento foi considerado um sucesso pela campanha de Marina.

Em uma lan house da Rua Augusta, em São Paulo, a candidata falou sobre a mobilização.

- Na minha época, a gente chamava de panelaço e eles (seguidores) estão fazendo um panelaço virtual. É bom porque não faz barulho. 

Marina, que disse ainda estar aprendendo sobre as novas mídias, agradeceu o esforço da militância virtual. 

- A gente sabe que não precisa de megaestruturas, basta um "megacompromisso" com o país que a gente quer agora e no futuro.