Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 30 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Mínimo regional deverá ser votado na próxima semana

Terminou sem acordo a reunião de hoje entre governo, trabalhadores, empresários e deputados

Redação de noticia

25 de Maio de 2010 - 16:11

A votação do salário mínimo regional deve ocorrer somente na próxima terça-feira, dia 1º de junho. Não houve acordo para que o PL 129/2010, do Executivo, que estabelece reajuste de 6,9% para o piso, seja votado. Em encontro nesta manhã entre parlamentares, trabalhadores e empresários ficou definido que a reunião de líderes terá seu horário antecipado na próxima semana para discutir a questão. 

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Rio Grande do Sul, Celso Woyciechowski, disse ter recebido a garantia de que a votação sai na próxima terça-feira, com ou sem acordo. Segundo ele, as negociações avançaram nesta manhã. Ele relatou que o representante do Piratini na reunião, deputado Adilson Troca, garantiu a continuidade das tratativas.

Woyciechowski interpretou a manifestação como uma possibilidade de avanço no índice oferecido pelo governo, que é de 6,9%. O presidente da Assembleia, Giovani Cherini (PDT), defendeu o adiamento da definição para a próxima semana para ter mais tempo para discutir a questão com os deputados. O parlamentar quer o estabelecimento de um critério permanente de reajuste.

Os trabalhadores defendem 14% de aumento. Já o representante dos empresários presente no encontro, vice-presidente da Federasul, Gustavo Ene, entende que o piso deveria ser abolido. O melhor caminho, acrescenta Ene, é o fortalecimento dos sindicatos de setores menos organizados.