Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 4 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Ministério da Saúde vai aumentar os investimentos no tratamento de doentes renais

A partir de outubro, o tratamento de doentes renais pelo SUS vai receber um reforço importante.

Ministério da Saúde

13 de Setembro de 2010 - 16:57

O Ministério da Saúde vai investir duzentos milhões de reais a mais por ano no setor para qualificar e ampliar os serviços de hemodiálise, procedimento de filtragem do sangue que garante a sobrevivência de pacientes com problemas graves nos rins.

Boa parte dos recursos vai ser usada para aumentar em sete vírgula cinco por cento o valor pago às clínicas habilitadas pelo SUS pelas sessões de hemodiálise.

Segundo o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Alberto Beltrame, essa melhor remuneração dos serviços vai estimular as clínicas a oferecerem mais vagas.

"A questões das vagas, são aquelas clínicas que reduzem a oferta porque dizem que não conseguiam se manter com o valor pago pela sessão, essa é uma parte do problema que se resolve a medida que aumenta e melhora a remuneração."

O percentual de reajuste nos serviços de hemodiálise foi definido a partir de negociações com as entidades representativas do setor e de um estudo técnico feito pelo próprio Ministério da Saúde.

A outra parte dos recursos extras para o setor vai ser reservada para ajustar os custos e ressarcir às clínicas, caso elas precisem gastar mais nos procedimentos oferecidos ao pacientes do SUS. É o que explica Alberto Beltrame.

"A ampliação da oferta de vagas vai responder esses dois movimentos: uma o reajuste da sessão, eu estimulo a clínica a oferecer mais vagas, e, por outro lado, no momento que eu faço um 'encontro de contas' entre o que foi produzido de fato e o que foi pago e eu completo essa diferença, eu consigo ampliar a oferta efetivamente e ampliar o acesso das pessoas às sessões."

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde lembra que quatro serviços de hemodiálise vão sofrer reajuste, sendo que dois desses procedimentos estão relacionados ao tratamento de pacientes portadores de HIV.