Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 9 de Outubro de 2024

Sidrolandia

No programa eleitoral, Serra ataca Dilma, que enfatiza preocupação com a família

No primeiro programa eleitoral veiculado em um domingo, os dois candidatos à presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), adotaram estratégias diferenciadas.

O Globo

10 de Outubro de 2010 - 23:20

Serra explicitou sua tentativa de desconstrução da imagem da adversária. Diferentemente do primeiro turno, em que escondeu essa estratégia, neste domingo o programa tucano utilizou uma atriz para atacar a forte dependência que a petista tem do presidente Lula. Numa sutil referência à polêmica religiosa envolvendo a campanha, a atriz finaliza sua fala pedindo para Dilma pensar no que ela dissera e dizendo para a petista ficar "com Deus". A mesma atriz foi usada na noite de sábado, para relacionar a candidata à ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra.

Já o programa de Dilma foi defensivo e utilizou pela primeira vez imagens da sua família, com o objetivo de neutralizar os ataques de grupos religiosos católicos e evangélicos de que ela é a favor do aborto. A candidata aparece ao lado do ex-marido, Carlos Araújo, e da filha, Paula, já adulta. Em seguida, surge uma foto antiga, com Dilma segurando a filha, ainda bebê. Em uma das falas, a candidata insiste que sua preocupação é fortalecer a família brasileira, pelos programas sociais.

"A questão da familia foi uma questão muito forte, de amarrar a família, de fazer com que ela se reestruture", disse Dilma, que foi chamada de "mulher, mãe e avó". Ao contrário do programa de sábado, o programa de hoje não trouxe a conversa da candidata com o presidente Lula nem enfatizou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na estratégia de conquistar os votos dos eleitores de Marina Silva (PV), os dois candidatos mencionaram temas ambientais. Ao citar a rede de escolas técnicas que Serra criou em São Paulo e que pretende reproduzir em todo o país, a campanha tucana ressalta que ela tem cursos de silvicultura, para recuperação de florestas. No programa petista, os locutores lembram que Dilma vai continuar com ações para reduzir o desmatamento da Amazônia.