Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Obras de drenagem em 40 bairros de Dourados começa ainda neste mês

Na próxima semana, assim que publicados os contratos, será assinada a ordem de serviço

Assomasul

14 de Maio de 2010 - 10:01

Até o próximo dia 28 pelo menos seis frentes de obras estarão executando os serviços de drenagem em mais de 40 bairros de Dourados. A informação é do diretor de obras públicas da Secretaria de Obras do município, Jorge Hamilton Torraca, que encaminhou nesta quinta-feira para homologação da Caixa Econômica Federal, o resultado do processo de licitação. Na próxima semana, assim que publicados os contratos, será assinada a ordem de serviço.

Essas obras fazem parte da ampliação do projeto de planejamento urbano desenvolvido pelo prefeito Ari Artuzi e que vão ter investimentos de R$ 35 milhões, liberados pelo Ministério das Cidades, através de empenho do senador Delcídio Amaral (PT) e da bancada federal de MS, mais R$ 2 milhões de contra partida da prefeitura. Os recursos fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento, o chamado PAC Drenagem e o convênio foi assinado pelo prefeito Ari Artuzi no último mês de abril.

Jorge Torraca informou que cinco empresas serão as responsáveis pela execução da obra, sendo, Engepar Engenharia e Participação Ltda, Anfer Construtora e Comércio Ltda, LC Braga Incorporadora, Consultoria e Engenharia Ltda, Planacon Construtora e Comércio Ltda e Policon Engenharia Ltda. Outra empresa, BPF Engenharia Ltda, também integra o grupo, na área de elaboração do projeto.

Esse investimento, considerado por Artuzi como uma das maiores conquistas para Dourados, vai beneficiar pelo menos 19 mil famílias do município e irá deixar toda a região que receber a melhoria, pronta para a pavimentação asfáltica. O contrato com as empreiteiras lembrou o prefeito, é para um ano, mas ele acredita que no máximo em dez meses todo esse trabalho esteja concluído.

Ari Artuzi destacou que um dos pontos importantes dentro desse processo é que nos bairros onde a drenagem já estiver concluída, o custo do asfalto será reduzido em pelo menos 40 por cento. Geralmente quando o Governo Federal libera verbas para pavimentação o município é obrigado a incluir a rede pluvial. “Como a rede estará pronta, vamos poder fazer 40 por cento a mais de asfalto nos convênios para esse fim”, explicou prefeito.

De acordo com o projeto básico que define as regiões que serão beneficiadas com essas obras, publicado no Diário Oficial em julho do ano passado, os bairros são: Vila Industrial, Jardim Oliveira I e II e adjacências; Jardim Porto Belo, Jardim Vitória e adjacências; Parque dos Pelicanos, Jardim Carisma e adjacências; Parque dos Coqueiros e adjacências, Jardim Guaicurus e, parte das ruas Rio Brilhante e 20 de Dezembro.