Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 30 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Penitenciária de Dois Irmãos começa a funcionar em regime fechado

Segundo a Diretoria de Operações da Agepen, as transferências ocorrerão de forma gradativa

Agepen-MS

01 de Junho de 2010 - 14:40

Dois Irmãos do Buriti (MS) – A Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti já está funcionando em regime fechado, conforme informações da direção da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

          Nesta terça-feira (1º), pela manhã, foram transferidos 34 internos do Presídio de Trânsito de Campo Grande para a penitenciária. Outros 23 detentos, oriundos de comarcas vizinhas a Dois Irmãos, também já estão ocupando o estabelecimento penal. Segundo a Diretoria de Operações da Agepen, as transferências ocorrerão de forma gradativa.

          A ativação do presídio em regime fechado foi definida após reunião entre o secretário de Estado, Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o juiz da Execução Penal de Dois Irmãos do Buriti, Alysson Kneip Duque, e o diretor-presidente da Administração Penitenciária, Deusdete Souza de Oliveira Filho.

          De acordo com o diretor-presidente da Agepen, a ocupação está sendo feita de maneira planejada. Segundo ele, “a unidade será destinada a presos considerados de baixo potencial ofensivo e os que estão mais próximos de conseguirem o benefício de progressão de regime, sendo levado em consideração o total da pena a ser cumprida, reincidência criminal, entre outros critérios estabelecidos pela Agepen”.

          Oliveira destaca que a ativação do presídio em regime fechado atende à decisão da Justiça no sentido de diminuir a lotação no Complexo Penitenciário da Capital.

          Durante dois anos, a Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti foi aproveitada para atender internos que cumpriam pena em regime semiaberto. Com a transferência de todos os custodiados para o novo Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na Capital, a estrutura pôde passar a ser utilizada para o regime fechado, finalidade para qual o presídio foi construído.