Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 11 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Poço perfurado pela Sanesul em Caarapó supera expectativas

Sua vazão e seu nível dinâmico estão se mantendo estáveis a uma profundidade bem menor do que a projetada

Adriana Viana/Região News

25 de Outubro de 2010 - 14:42

Poço perfurado pela Sanesul em Caarapó supera expectativas
Po - Foto: Adriana Viana

O poço tubular profundo recém perfurado pela Sanesul em Caarapó, na Gerência Regional de Naviraí, está superando as expectativas e apresenta resultados surpreendentes. Sua vazão e seu nível dinâmico estão se mantendo estáveis a uma profundidade bem menor do que a projetada.

Segundo o gestor de hidrogeologia da Sanesul, Antônio Carlos Benatti, o poço havia sido projetado para captar água do Aquífero Guarani a uma profundidade de 590 metros. No entanto, aos 290 metros, ainda na formação Serra Geral, apresentou bons resultados, determinando sua nova profundidade.

Os testes indicaram uma vazão de 72,20 metros cúbicos por hora, bem próxima à projetada para a profundidade original, que era que 80 metros cúbicos por hora. O projeto também previa que o nível dinâmico do poço chegaria a 150 metros, mas, aos 110 metros de profundidade, o poço já mostrou sinais de estabilidade e, por isso, a bomba será instalada com 175 metros.

De acordo com o gerente regional Paulo Roberto Nepomuceno, nenhum outro poço explorado pela Sanesul em Caarapó mostrou-se tão bom quanto este: “O poço CAA-009 está superando todas as nossas expectativas”.

Durante sessão na câmara municipal de Caarapó, a vereadora Tereza Di Domênico enviou moção de agradecimento à Diretoria da Sanesul, pela iniciativa da empresa em favor da população. A vereadora havia feito solicitação anterior à empresa para incremento da produção de água, em atendimento a pedidos de populares.

“Fico muito feliz pela iniciativa, porque sei que ficar às vezes sem água em casa traz transtornos aos caarapoenses e, com esse novo poço construído pela empresa em nossa cidade, podemos ter a certeza de que o sistema de abastecimento não terá interrupções por falta de água ou de reservatórios”, afirmou a vereadora.

O novo poço está localizado na área de reservação da Sanesul, na avenida Duque de Caxias, próximo ao centro da cidade, e, após sua ativação, deverá suprir as demandas da população local, estimada em 23,5 mil habitantes, nos serviços de abastecimento de água.