Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 19 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Posto de Coleta de Leite Humano do HR precisa de doações urgente

O posto de coleta está com estoque muito baixo há semanas. O ideal é que fossem doados 100 litros de leite humano mensalmente

Notícias MS

14 de Abril de 2010 - 14:17

A equipe do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRRP) faz um apelo às mães lactantes para que façam doação de leite materno. O posto de coleta está com estoque muito baixo há semanas.

No mês de janeiro foram doados 52 litros, em fevereiro a doação chegou a 53 e, no mês passado houve uma queda considerável com apenas 36 litros doados. O leite doado atende as necessidades nutricionais dos recém-nascidos e de bebês prematuros, que atualmente somam 23, internados nas UTI’s Neonatal e Intermediária e CTI pediátrica. O ideal é que fossem doados 100 litros de leite humano mensalmente.

Podem doar mães que estejam amamentando, independente da idade, e que tenham excedente na produção de leite. Caso a doadora não possa se deslocar até o Hospital Regional, uma unidade vai até a residência e ensina a retirar e armazenar o leite materno, que é então recolhido uma vez por semana.

O leite materno é o principal alimento para os recém-nascidos, principalmente os que precisam de cuidados especiais em decorrência de deficiências imunológicas.

O posto de coleta de leite humano funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Mais informações pelo telefone (67) 3378-2737. O local passa por obras de adequações e a previsão é de que, até junho, o posto de coleta de leite humano se torne banco de coletas, assim, a equipe do próprio hospital poderá pasteurizar o leite materno doado – serviço que é feito atualmente pelo Hospital Universitário.