Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Prefeitura de Glória de Dourados vai trabalhar a coleta seletiva de lixo

A coleta seletiva de lixo é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, que se inicia a partir do dia 25 de maio

Demerval Nogueira/Região News

14 de Maio de 2010 - 08:01

O município de Glória de Dourados via secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds), divisão municipal de Meio Ambiente (Dima), Projeto Ecológicos e Ambientais de Glória de Dourados (Ecoglória), com apoio da Câmara Municipal de vereadores, inicia a partir do dia 25 de maio a coleta seletiva de lixo. A coleta seletiva de lixo é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis que são separados nas residências, escolas, indústrias, igrejas e comércio, que podem ser reutilizados ou reciclados.

A diretora do departamento municipal de Meio Ambiente (Dima), bióloga Maria Aparecida Gomes argumenta, “a coleta seletiva vem sendo considerada uma solução no  problema do lixo, pois, através da coleta seletiva podemos separar os materiais recicláveis dos não recicláveis”, e destaca ainda, “uma parte pode ser reaproveitada deixando de se tornar uma fonte de degradação ao meio ambiente e tornando-se uma solução econômica e social, passando inclusive a gerar emprego e renda, sendo que boa parte deles retornam para o processo produtivo, diminuindo a quantidade de lixo no meio ambiente, que já está supersaturado e profundamente abalado”.

         No mês passado foi realizada uma reunião com catadores de lixo no chamado “lixão”. Durante a reunião do prefeito Arceno Athas Júnior junto à promotoria de Justiça Pública estabeleceu-se a proibição dos catadores de lixo no chamado “lixão”. Os catadores farão à coleta seletiva no interior da cidade. Marla Camila Brugnerotto, geóloga do Dima diz, “o Ministério Público não vai mais admitir a entrada de catadores de lixo no depósito, mas como eles precisam de uma renda, vão coletar o material reciclável. Esses materiais, por serem coletados separadamente e limpos, tem maior potencial de aproveitamento”, discorre Camila.

         Neste trabalho a Prefeitura vai disponibilizar um saco plástico por semana a cada família, que ficará na incumbência da coleta dos seus materiais. A coleta acontecerá todas as terças-feiras, um veículo do município levará os sacos previamente colocados em frente às residências para um depósito apropriado. Após essa coleta o material será devidamente selecionado e separado, posteriormente serão encaminhados para o serviço de reciclagem. O caminhão que faz o transporte diário continua operando da mesma forma. O trabalho será divulgado através de panfleto, cartazes, spot radiofônico, som ambulante e também palestras nas escolas.