Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 18 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Prefeitura de São Gabriel lança programa Empreender no Campo

O desafio é desenvolver um município que já está a frente de muitos outros”, aponta o prefeito Sérgio Marcon

Conjuntura On-line

22 de Junho de 2010 - 08:41

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade de São Gabriel Do Oeste começa nesta semana, o cadastro de produtores interessados em participar do programa Empreender no Campo.

Focado nas pequenas propriedades rurais, o projeto oferece apoio e consultoria para construir microindústrias na zona rural, com a produção de alimentos para aumentar a renda de quem vive no campo.

O programa é voltado para todos os produtores que já contam com a certificação do SIM (Selo de Inspeção Municipal) e pequenos proprietários rurais do assentamento Campanário, do distrito do Areado e do entorno da cidade.

“Precisamos avaliar quantos interessados existem para que possamos dimensionar o programa”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Agostini.
Para participar, o interessado deve preencher uma ficha cadastral disponível na Secretaria.

Na próxima quinta-feira, a equipe irá até o assentamento para realizar o cadastro dos interessados daquela região. A adesão poderá ser feita na Escola Dorcelina Folador, das 7 às 11h.

O programa

Focado nas pequenas propriedades rurais, o programa buscará incentivar a produção de alimentos que hoje são importados de outras regiões e elevar a movimentação econômica do município, descentralizando a dependência da região das grandes culturas agrícolas.

Com o trabalho, que será comandado pelo consultor Walter Heck, a proposta é aumentar a renda local e garantir que o dinheiro do município permaneça no próprio município.

“O desafio é desenvolver um município que já está a frente de muitos outros”, aponta o prefeito Sérgio Marcon.


Para alcançar a meta, o trabalho propõe a qualificação profissional, o diagnóstico de alimentos produzidos no município e a possibilidade de expansão dos pequenos produtores, a criação de uma cooperativa e uma marca de produtos.

“O nosso principal objetivo é a geração de emprego e renda”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Agostini.