Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 24 de Setembro de 2024

Sidrolandia

PT e coligação de Dilma protocolam ações contra vice de Serra

Indio da Costa (DEM) vinculou PT ao narcotráfico e às Farc. Aliados já protocolaram ações criminal e eleitoral e ainda farão cível.

G1

20 de Julho de 2010 - 09:15

A coligação que apoia a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) entrou nesta segunda-feira (19) com uma ação na Justiça Eleitoral contra o PSDB por ter veiculado em um dos seus sites uma entrevista na qual Indio da Costa (DEM), candidato a vice de José Serra (PSDB), afirma que o PT é ligado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico.

O PT entrou ainda com uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e um pedido de apuração na Procuradoria Geral da República (PGR) sobre as declarações. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que o partido ainda fará uma ação cível por danos morais contra o vice de Serra.

A ação protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em nome da coligação pede direito de resposta no site vinculado ao PSDB que exibiu a entrevista de Indio. O pedido é que a resposta seja exibida pelo portal por, no mínimo, 144 horas, que seria equivalente ao dobro do tempo em que a entrevista ficou no ar. A coligação solicita ainda a retirada do link do vídeo de outro site da internet, que não é vinculado ao PSDB.

Na área criminal, a ação foi protocolada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo PT. O partido também encaminhou material de igual teor à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Nas duas ações na esfera criminal, o PT argumenta que Indio cometeu crime contra a honra do partido e de Dilma. Em relação ao partido, o texto destaca a vinculação feita com as Farc e o narcotráfico. Já em relação a Dilma, o PT cita frases escritas por Indio em seu Twitter. Na rede de microblogs, o vice de Serra chamou Dilma de “ateia” e “esfinge do pau oco”. As duas ações na área criminal pedem que o Ministério Público apresente denúncia contra Indio.

Além das ações já efetuadas, o presidente do PT anunciou mais cedo que o partido deve protocolar nesta terça-feira (20) um pedido de indenização por danos morais. O PT estuda se vai incluir o PSDB como acusado ou se dirigirá essa ação apenas contra o vice de Serra, segundo Dutra.

Indio e Serra
A assessoria de Indio da Costa disse quer o candidato está em agenda particular e não teria como comentar o caso.

Nesta tarde, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse, durante evento de campanha em Belo Horizonte, que o PT tem ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"A ligação do PT é com as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas. Isso todo mundo sabe, tem muitas reportagens, tem muita coisa. Apenas isso. Agora, a Farc [sic] é uma força ligada ao narcotráfico. Isso não significa que o PT faça o narcotráfico", disse.