Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Puccinelli, do PMDB, apoia Serra e tenta a reeleição no MS com apoio de 15 partidos

O partido realiza convenção no dia 30, prazo final para a definição das candidaturas pelos partidos.

O globo

28 de Junho de 2010 - 07:44

O governador André Puccinelli (PMDB) conseguiu formar um arco de alianças com 15 partidos para tentar se manter no governo de Mato Grosso do Sul por mais um mandato. Otimista, o governador diz que conta com o respaldo de pelo menos 58 dos 78 prefeitos do estado. Entre os partidos que vão caminhar junto com ele, estão o PSDB e o DEM.

O DEM também realizou convenção neste sábado e decidiu lançar o vice-governador Murilo Zauith candidato ao Senado, na chapa que tem o deputado federal Waldemir Moka (PMDB).

Puccinelli escolheu como vice a ex-prefeita de Três Lagoas Simone Tebet, filha do falecido senador Ramez Tebet, e com grande potencial de votos na região do chamado Bolsão (Leste do estado).

Para o Senado, Moka, que tem como base eleitoral Campo Grande e a região sudoeste, e tem como suplente Maria Antonieta Trad, primeira-dama de Campo Grande, e como segundo suplente o vereador Gino Ferreira, tradicional produtor rural de Dourados e que ganhou notoriedade nas discussões sobre conflitos de terras entre índios e fazendeiros na região Sul do estado.

Já Murilo Zauith tem com suplente o vice-prefeito de Campo Grande, o ex-gerente de bancos e ex-vereador Edil Albuquerque. Zauith afirma que pesquisas encomendadas pelo seu partido apontam que ele tem 70% dos votos da grande Dourados.

Os partidos que decidiram fazer parte do projeto de reeleição de André Puccinelli acompanham o governador também na disputa nacional. O grupo apoia o tucano José Serra para a presidência.

Embora a mulher, Maria Antonieta, seja suplente no grupo de Puccinelli, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), diz que vai trabalhar pela candidatura de Dilma Rousseff (PT) à presidência. Mas há aliados do governador que apostam que Trad entre no grupo pró-Serra ainda antes da campanha presidencial decolar.

O principal adversário de Puccinelli é o ex-governador Zeca do PT. O partido realiza convenção no dia 30, prazo final para a definição das candidaturas pelos partidos. Os petistas ainda não definiram quem será o vice de Zeca. A ideia é ter um vice da região de Dourados, onde o PT comandou durante dois mandatos a prefeitura.