Sidrolandia
Sanesul atribui a erro de subempreiteira falta de água em mais de 70% da cidade
Flávio Paes/Região News
03 de Fevereiro de 2018 - 21:53
O gerente do escritório local da Sanesul, Bernardino Lugo, responsabiliza uma subempreiteira contratada pela Empresa Brasileira de Saneamento BRT de ter provocado danos na adutora e interromper o abastecimento de água da cidade desde às 18 horas de ontem, sexta-feira. São mais de 24 horas de desabastecimento e até agora, só em alguns pontos isolados voltaram a ter água.
No Cascatinha, por exemplo, o problema persiste, já no Jardim Petrópolis, a água voltou.
De acordo com o gerente da Sanesul, a subempreiteira teria deslocado no final da tarde de sexta-feira uma equipe para o reservatório na Rua Mato Grosso, sem ter feito uma comunicação prévia ao escritório. As máquinas teriam sido colocadas sobre a tubulação, danificando a adutora.
Bernardino informou que já comunicou o problema à direção da estatal e vai se posicionar pela exclusão da subempreiteira da construção de um novo reservatório, por ter agido de forma precipitada, trazendo problemas para a população, justamente no final de semana, quando as pessoas estão em casa descansando.
Bernardino diz que a morosidade na retomada do abastecimento é a falta de pressão provocada pelo aumento de consumo. Como as pessoas ficaram desabastecida muito tempo, quando a água chega, consomem bastante e com isto a água não chega às casas localizadas em bairros que ficam na região mais alta da cidade. Ele acredita que na manhã deste domingo a situação esteja normalizada.
BOT
Por meio de uma parceria público privada, na modalidade B.O.T (sigla em inglês de Build-Operate-Transfer, que numa tradução literal significa, construir, operar e transferir) a EBS - Empresa Brasileira de Saneamento Ltda vai investir R$ 2,5 milhões, na construção de um novo reservatório com capacidade para 1 milhão de litros de água e na perfuração de mais um super poço nos altos da Rua Mato Grosso, para reforçar o abastecimento de Sidrolândia.