Sidrolandia
Secretário prevê que em 60 dias Prefeitura possa implantar via de acesso ao frigorífico
Expectativa do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que esteve nesta quinta-feira em Sidrolândia na inauguração do novo escritório local da Agraer é que obras de implantação comecem em 60 dias.
Flávio Paes/Região News
23 de Fevereiro de 2018 - 17:00
Provavelmente dentro de 60 dias devem ser iniciadas as obras de implantação da via de acesso ao frigorífico Balbinos que conta com recursos do Governo do Estado (em torno de R$ 420 mil) desde outubro de 2017. Desde dezembro passado, quando o frigorífico instalado no Jardim Paraiso, começou a funcionar, caminhões boiadeiros e frigoríficos que entram e saem da indústria, estão atravessando o Bairro São Bento, uma região densamente povoada, com vias estreitas.
Pelo menos esta é a expectativa do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que esteve nesta quinta-feira (23) em Sidrolândia na inauguração do novo escritório local da Agraer.
A Prefeitura, após cinco meses da liberação dos recursos, encaminhou o projeto da avenida de 5 quilômetros que numa primeira etapa terá uma pista que receberá revestimento primário (cascalho). Com isto, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) terá condições de emitir a licença ambiental e para isto, o projeto sofrerá alguns ajustes no trecho da travessia sobre uma nascente.
Concedida à licença ambiental, será assinado o convênio de repasse dos recursos e aí então caberá a Prefeitura licitar a contratação da obra que terá a execução sincronizada com a duplicação de um quilômetro da MS-162, entre a rotatória com a BR-060 e a entrada do complexo de armazenagem da Cooperativa Lar. As últimas chuvas forçaram a interrupção da obra que deve ser retomada na próxima semana.
O recurso para abertura da via de acesso está assegurado desde outubro do ano passado, quando o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, recebeu em audiência o prefeito Marcelo Ascoli, acompanhado do então presidente da Agraer (hoje deputado estadual), Enelvo Felini.
Um mês antes, o secretário esteve na cidade, em companhia do presidente da Fiems, Sérgio Longen, se reuniu com o proprietário do frigorífico e conheceu o traçado da avenida que foi doado em 2014 pelos proprietários dos 8 hectares por onde passará a via, planejada para duas pistas, com canteiro central e ciclovia. A Prefeitura chegou a abrir a pista até uma nascente, mas houve o embargo da Polícia Militar Ambiental, que cobrou licenciamento.
Como o licenciamento não foi dado, nem o município tinha recursos para fazer a travessia (provavelmente com tubulação), o serviço foi interrompido neste ponto. Para evitar problemas de invasão, o traçado aberto voltou a ser aproveitado como área de lavoura pelos antigos proprietários.