Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 16 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Sejusp e Polícia Civil recebem carro blindado para atividades operacionais da Garras

O recebimento oficial aconteceu hoje à tarde na sede da Garras, na Capital

Notícias MS

22 de Junho de 2010 - 18:14

Sejusp e Polícia Civil recebem carro blindado para atividades operacionais da Garras
Sejusp e Pol - Foto: Edemir Rodrigues

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini e o delegado geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, receberam oficialmente hoje (22) o carro blindado que atenderá as atividades operacionais da Delegacia Especializada em Repressão a Roubo a Banco Assaltos e Sequestros (Garras). O recebimento oficial aconteceu hoje à tarde na sede da Garras, na Capital.

         O carro blindado denominado Apolo 107  foi doado por uma empresa de transporte de valores. O veículo fará parte dos equipamentos especiais utilizados pelo Garras, e será utilizado em operações especiais de transportes de equipamentos operacionais em áreas de alto risco onde há o uso de armas de alto calibre. “Esse carro será usado em situações específicas, como confronto da Polícia com quadrilhas que assaltam bancos e que normalmente fazem a utilização de armamentos de calibre maior”, explica o delegado titular da Garras, Ivan Barreiro (foto abaixo).

Sejusp e Polícia Civil recebem carro blindado para atividades operacionais da Garras

De acordo com a Delegacia Especializada, o carro foi recebido para fazer parte dos veículos do Garras em setembro do ano passado, porém, visando a segurança dos policiais que devem atuar no blindado, o veículo estava passando por várias adaptações, como pintura e testes de motorização para atender melhor as necessidades da delegacia.

 Segundo o chefe de investigação da Garras, investigador Roberto Medina Filho, o veículo já se encontra apto para o uso dos policiais da Garras. “Após esse recebimento, faremos o treinamento de aplicação operacional do blindado, que envolve operações de tiro embarcado e tiro do interior do veículo”.

Medina ressalta ainda outras funções do blindado: “Além de operações de tiro embarcado, através do carro blindado, utilizamos uma escada que serve para o rompimento de muros e grades para acesso dos policiais em locais de cumprimento de mandado de prisão, ou resgate de reféns”.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, além de ser um veículo que será usado para conter o crime organizado, o blindado oferece a segurança total dos policias que nele atuarão. “A principal utilidade do blindado é assegurar a vida dos policiais, que por sua vez protegerão a sociedade. Essa é uma arma não letal utilizada pela polícia sul-mato-grossense”, conclui.