Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 9 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Serra cita Marina e Chico Mendes; Dilma explora biografia

Além do desenvolvimento sustentável, a educação foi um tema recorrente na propaganda desta noite. Prometendo salários melhores para os professores e educadores caso eleito, Serra ressaltou que "o Brasil precisa pensar grande na educação"...

Vote Brasil

10 de Outubro de 2010 - 23:21

No programa eleitoral deste domingo (10), o candidato do PSDB à presidência, José Serra, explorou tema que são caros aos eleitores da candidata derrotada do Partido Verde Marina Silva, que alcançou 19,3% no primeiro turno do pleito.

"Esse é o Brasil que está nascendo nos jovens, a consciência de que podemos conciliar crescimento econômico e preservação da natureza. (...) Antes, essa era uma luta de Chico Mendes, hoje é do Partido Verde, da Marina e de todos", afirmou o tucano.

Além do desenvolvimento sustentável, a educação foi um tema recorrente na propaganda desta noite. Prometendo salários melhores para os professores e educadores caso eleito, Serra ressaltou que "o Brasil precisa pensar grande na educação", e, ao citar esse desafio, o candidato lembrou do Plano Real. "Quinze anos atrás, parecia impossível vencer a superinflação, aquela de 20%, lembra? Mas a gente fez o Plano Real e conseguimos vencer".

Na abertura, a mesma atriz que falou sobre o caso Erenice Guerra na noite de sábado (9), neste domingo, acusou a petista Dilma Rousseff de "correr" para Lula sempre que apareciam problemas durante a campanha eleitoral. "De mulher pra mulher, Dilma.

Que papelão você fez no primeiro turno. (...) Pra qualquer coisinha, você corria para chamar o Lula (...) e para que? Para olhar 16 anos pra trás e por defeito no governo FHC", provocou. Ao fim de sua fala, a atriz ainda ironizou a candidata em referência à sua opção religiosa, colocada em discussão nos últimos dias: "pensa nisso e fica com Deus, tá?", afirmou.

Dilma

O programa da petista Dilma Rousseff desta noite destacou a biografia da candidata e os programas sociais do governo federal como o Bolsa Família e o Luz para Todos. "Você não faz um programa desses sem ser gratuito. Não faz. Era assim na época do FHC, queriam cobrar", criticou a petista em referência ao programa Luz Para Todos, implantado no governo Lula.

Mostrando Dilma como candidata da "continuidade" e da "inovação" simultaneamente, a propaganda pontuou algumas promessas: fortalecer o ProUni, construir seis mil cresces, criar 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Rede Cegonha, para auxiliar a mulher da gravidez até o primeiro ano do filho.

Sem a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, a propaganda desta noite relembrou a biografia da candidata e seu papel no atual governo. "Todos nós achávamos que a gente ia mudar o Brasil e o mundo e essa é uma visão fortíssima da minha geração", afirmou a ex-ministra da Casa Civil.

Promessas relevantes para os eleitores de Marina Silva como reduzir o desmatamento e investir em fontes de energia não poluentes também foram feitas pela petista. "O que me moveu foi a fé de que podia construir um Brasil melhor. O presidente Lula foi meu grande mestre, e o povo brasileiro minha grande inspiração", disse.