Sidrolandia
Serviço Social da Comarca de Sidrolândia expõe sua atuação a acadêmicos
Na Comarca de Sidrolândia, o setor de Serviço Social conta com o apoio de todos os demais servidores
TJ/MS
20 de Maio de 2010 - 06:37
Neste mês de maio é comemorado o dia do assistente social, um profissional que detém o saber científico sobre uma dada realidade, conforme esclarece a servidora da Comarca de Sidrolândia, Ioara de Moura Paranaíba.
Na última sexta-feira a servidora ministrou palestra intitulada O Trabalho do Assistente Social no Poder Judiciário, na qual esclarece qual a função que desempenha este profissional dentro do quadro da justiça. Segundo Ioara, o assistente social desempenha uma atividade técnica que dá subsídios para a tomada de decisão do juiz.
O profissional atua no sentido de colaborar para um melhor entendimento de uma realidade social mencionada nos autos de processos, sobretudo da área de família e infanto-juvenil. A atuação deste servidor ocorre por meio de visitas domiciliares ou institucionais, entrevistas, orientações e demais formas de contato que possam detectar a questão social que permeia o caso na justiça.
Muitas vezes, destaca a servidora, as ações transcendem a demanda inicial e contemplam demais questões socioeconômicas envolvidas, como na ação de intermediários entre o jurisdicionado e a rede de serviços, tais como Conselho Tutelar, Unidade Básica de Saúde, INSS etc.
O trabalho do profissional de Serviço Social contribui para uma percepção mais límpida por parte do poder judiciário sobre a demanda, pois cabe ao saber técnico do assistente social prestar auxílio para a compreensão do universo em que o caso judicial está inserido. Num contato direto na comunidade, seja por meio de visita, entrevista e demais técnicas da área, é possível retratar ao juiz do caso o que, de fato, está acontecendo, concluiu a servidora.
Na Comarca de Sidrolândia, o setor de Serviço Social conta com o apoio de todos os demais servidores, como os oficiais de justiça que auxiliam na atuação deste profissional, sobretudo numa peculiaridade da comarca, em que muitos jurisdicionados encontram-se na zona rural.
Na palestra apresentada para acadêmicos do sétimo semestre do curso de Serviço Social da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foi apresentado todo este processo de trabalho, tornando-se assim, uma oportunidade de aproximar o judiciário da comunidade acadêmica, colaborando para a formação dos futuros profissionais desta área.