Sidrolandia
Sesi promove Semana de Prevenção de Acidentes nas indústrias cerâmicas de Rio Verde
Para as indústrias participantes fica a sensação de dever cumprido e levar bem-estar e segurança para o trabalhador.
Daniel Pedra - Fiems
26 de Outubro de 2017 - 16:22
Com palestras para conscientizar os trabalhadores das indústrias cerâmicas do município de Rio Verde sobre segurança do trabalho, o Sesi iniciou, nesta quarta-feira (26/10), a 3ª edição da Sipat (Semana Interna para Prevenção de Acidentes de Trabalho) Integrada. Ao longo de um mês, técnicos e consultores em Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi estarão na Cerâmica Cotto Figueira, Fênix e Ceramitelha, e abordarão junto aos colaboradores temas como primeiros socorros, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
O gerente do Sesi de Campo Grande, Helton Leal Cardoso, que é responsável pela operacionalização em Rio Verde, afirma que a Sipat é uma oportunidade de, além de atender às necessidades da indústria do município, mostrar os serviços que a instituição oferece. Nossa expectativa é que a Sipat atendas as necessidades de Rio Verde e que, com ele, possamos ampliar nosso atendimento na região. Para nós do Sesi, esse atendimento articulado nas principais cerâmicas do município é um momento muito interessante nesse sentido, de estimular tanto o Sesi quanto o empresário do município, avaliou.
Para as indústrias participantes fica a sensação de dever cumprido e levar bem-estar e segurança para o trabalhador. A Sipat é um reforço do trabalho de conscientização que a gente já desenvolve na empresa. Nossos colaboradores precisam estar sempre cientes dos temas tratados e principalmente sobre a importância do uso de EPIs. A Sipat não é só uma questão de cumprir a legislação, mas sim a garantia da saúde do trabalhador, opinou o técnico em Segurança do Trabalho da Ceramitelha, Maicon Oliveira.
Colaborador da indústria, o porteiro Braz Furtado viu na Sipat um momento para aprender a prevenir possíveis acidentes. Momentos como este nos fazem refletir e evitar possíveis acidentes de trabalho. Agradecemos esse cuidado como os nossos amigos trabalhadores, disse. Na Fênix, o proprietário e diretor de produção Alan Striquer acrescenta que, muitas vezes, acidentes de trabalho acontecem por falta de conhecimento do colaborador, e por isso a Sipat é fundamental para disseminar informações e procedimentos.
A Sipat é um exemplo para nós, pois os nossos colaboradores são carentes de informação e é por falta de conhecimento que os erros acontecem. É sempre muito positivo os temas abordados, é uma visão que prepara o trabalhador para a vida e o Sesi e a Fiems têm sido grandes parceiros nesse sentido, afirmou Alan Striquer.
Coordenador de recursos humanos da Cotto Figueira, Amauri Olartechea conta que a indústria promove a Sipat há 17 anos e que é sempre um momento muito proveitoso para os funcionários. Esta é a 17º Sipat que participamos e o terceiro ano de integração com as demais indústrias de cerâmica. Falar de prevenção e conscientização é sempre muito importante, a gente movimenta a empresa, fala sobre saúde e segurança e prepara premiações aos nossos colaboradores, finalizou.