Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

SESI quer atender 38 mil pessoas em Dourados com o "Cidadania Ativa"

Com a participação de 85 parceiros, evento será realizado neste sábado (26) no Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Tv morena

25 de Junho de 2010 - 16:35

O Sesi realiza neste sábado (26), das 8 às 17 horas, no Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão, na Vila Adelina Vigotti, em Dourados, o Projeto Cidadania Ativa com a expectativa de promover pelo menos 38 mil atendimentos nas áreas de saúde, esporte, lazer e cidadania. O evento conta com 85 parceiros e essa presença maciça é um retrato do trabalho da entidade que está sendo desenvolvido para prestar o melhor serviço à comunidade douradense.

“Vamos oferecidos os mais variados serviços, mas, com certeza, a maior procura será pelas ações de cidadania, como a emissão de documentação (RG e CPF) e a orientação jurídica”, lembrou a gerente do Sesi de Dourados, Rosilene Moreira, completando que a quantidade de documentos a serem emitidos é reduzida e, portanto, será priorizada a ordem de chegada dos interessados no dia do evento.

Entre os parceiros presentes na reunião de ontem estava o diretor de cultura da Funced, Rilvan Barbosa, que comentou a importância do evento e da contribuição para formar os cidadãos. Já Kelei Zeni, coordenadora do Núcleo Jurídico da Unigran, disse que é de suma importância essa parceria com o Sesi, pois juntos desenvolverão cidadania, contribuindo com a sociedade que só tem a ganhar com a prestação desses serviços que são essenciais e de qualidade.

A coordenadora da Escola Vital Brasil, Silvia Borgato, comentou que o colégio tem como princípio a participação e cooperação com atividades que possam beneficiar a comunidade. “Sentimo-nos gratificados pela lembrança do Sesi e estaremos sempre prontos para cooperarmos juntos”, disse. Já a 1ª sargento PM Tatiana Fonseca de Carvalho, lotada no DOF, acredita ser um momento interessante também para a divulgação do trabalho do policial junto à população, que muitas vezes desconhece as realizações feitas na fronteira.

Entre os 85 parceiros até o momento estão as universidades UFGD, UEMS, Unigran e Anhanguera, as entidades Senai, Sebrae, Sest, Senat e Sesc, os órgãos municipais, estaduais e federais Procon, Hemocentro, CCZ, secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Eletrosul, INSS, Defensoria Pública do Estado, OAB, Exército e Polícia Militar, além das indústrias, como a Monte Verde Agroenergética, Brasil Foods, Inflex e Correios, entre outros.

Na área de saúde, entre os serviços confirmados estão palestras educativas sobre câncer de colo de útero, hipertensão, diabetes e obesidade, além de verificação de peso e altura, profilaxia dentária nos adultos e ensinamento das técnicas de escovação e bochechos com flúor em crianças, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação dobre DSTs e Aids, coleta de sangue para exame de HIV, cadastro de coleta de medula, avaliação de anemia, exame parcial de urina e avaliação de glicemia.

Já a parte de cidadania inclui os serviços de emissão de CPFs e de RGs, corte de cabelo, orientação sobre a área jurídica, esclarecimento de dúvidas sobre questões trabalhistas e trabalho autônomo, assistência e atendimento jurídico sobre benefícios previdenciários e assistenciais, orientação e informação sobre a legislação previdenciária, orientação sobre o orçamento familiar, informações judiciais da área civil (divórcio, pensão e cobranças) e de defesa do consumidor, preenchimento de currículos para posterior encaminhamento ao mercado de trabalho, além de outros.

As áreas de esporte e lazer incluem gincanas e brincadeiras com foco na educação ambiental, plantio de mudas de árvores, quick massagem, apresentação de judô, karatê, fanfarra de percussão, banda musical, capoeira e jogos, cama elástica, tobogã inflável gigante, escorregador inflável gigante, piscina de bolinha, xadrez gigante, karaokê, atividades recreativas, jogos de mesa, oficina de balão, street dance, entre outros.

Além de Dourados, o Projeto Cidadania Ativa também será realizado em Três Lagoas, no dia 31 de julho, e em Corumbá, no dia 28 de agosto. “Essa é a forma o Sistema Indústria de ampliar o acesso da comunidade carente a serviços de saúde, educação, lazer e cidadania. Somente o Sesi tem essa capacidade de reunir parceiros que engajados no mesmo objetivo estão contribuindo para diminuir a desigualdade social”, analisou Rozane Leite, técnica do Sesi responsável pelo Projeto Cidadania Ativa.