Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Sidrolândia homenageia Zeca do PT mas é seu irmão que virá receber homenagem

A Câmara Municipal de Sidrolândia entrega amanhã (14), em sessão solene com início às 19 horas, o título de cidadania ao ex-governador Zeca do PT.

Redação de Notícias

13 de Maio de 2010 - 21:03

A proposição é do vereador Jean Nazareth (PT) e foi aprovada por unanimidade. Na mesma ocasião, outras 17 pessoas serão agraciadas com a comenda, porém Zeca é o único político e também o único que não reside em Sidrolândia.

Pelo Twitter, hoje de manhã, o ex-governador disse que está gravando uma mensagem em agradecimento ao povo de Sidrolândia pela “honrosa” homenagem, disse que gostaria muito de estar presente, porém já havia marcado compromisso anteriormente. Portanto, será representado no ato pelo irmão, Heitor Miranda.

Sidrolândia homenageia Zeca pelos investimentos recebidos durante os oito anos de seus dois governos (1999-2006). Jean Nazareth cita três setores que receberam atenção especial de Zeca: a industrialização, a infraestrutura e a reforma agrária. Pilares do desenvolvimento econômico e social de Sidrolândia, município distante 60 quilômetros da Capital, com mais de 42 mil habitantes.

Foram várias as empresas que se instalaram em Sidrolândia, atraídas pelos incentivos fiscais instituídos durante o governo Zeca, e ainda hoje em vigor. O vereador Jean Nazareth cita duas, do setor têxtil: a Afer & Fael, hoje Via Blumenau, fábrica de langeries; e a Tip Top, que produz roupas infantis. Juntas, elas empregam mais de 600 pessoas.

No setor de infraestrutura, destaca-se a conclusão da pavimentação do trecho da MS-162 que liga Sidrolândia a Maracaju, logo no primeiro governo de Zeca, e a implantação de mais 20 quilômetros na mesma rodovia, porém no trecho entre Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. O asfalto chega próximo ao distrito de Quebra-Coco, mas não teve continuidade pelo atual governo.

A grande obra do governo Zeca em Sidrolândia, entretanto, está no campo, destaca o presidente do diretório municipal do PT, Gilmar Antunes. O município abriga nada menos que 23 assentamentos, onde vivem 5,6 mil famílias. Praticamente todos viabilizados e implantados durante o governo Zeca. Está em Sidrolândia 1% dos assentados do Brasil. Diferentes de outros municípios, com elevada densidade populacional urbana, Sidrolândia registra entre 35% a 40% de seus moradores no campo.

Tanta gente vivendo em terras férteis resultam em uma farta e diferenciada produção agropecuária: frutas, verduras, legumes, queijos, leite, feijão, mandioca, são alguns dos produtos que viajam diariamente dos assentamentos à cidade e já abocanham mercados de outros municípios. “Poderia estar melhor, se a gente tivesse apoio. Mas temos fé que vai melhorar”, completa Gilmar Antunes.

Com este de Sidrolândia, já são 38 os títulos de cidadania conferidos por Câmaras Municipais a Zeca do PT: as homenagens vieram de Amambai, Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Brazilândia, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Itaquiraí, Jateí, Jardim, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde, Rio Negro, Sonora e Tacuru.