Sidrolandia
Sidrolândia terá 5 novos Policias Militares
Campo Grande será o município com o maior número de novos soldados: ao todo serão 96 novos policiais militares
Notícias MS
20 de Maio de 2010 - 06:19
A segurança pública na Capital e no interior do Estado será reforçada com 300 novos policiais militares que no dia 1º de julho ingressam no Curso de formação de soldado da PM. O governador André Puccinelli anunciou no início do mês a convocação dos candidatos remanescentes do concurso público realizado no ano de 2007.
Até agora já foram publicados no Diário Oficial três editais com a convocação dos candidatos aprovados em todas as etapas do concurso para efetuar a matrícula no curso de formação. Os editais contam com as datas, os horários e os nomes dos candidatos.
A matrícula está sendo realizada no Centro de Formação de Aperfeiçoamento Policial (Cefap), localizado na Rua Marina Luiza Splenger, 240, conjunto Ana Maria do Couto II, na Capital. Ao todo, 1200 homens já foram incorporados ao contingente da Polícia Militar e com os novos 300 policiais que vão participar do curso de formação, a PM de Mato Grosso do Sul terá quase cinco mil policiais para atender a população.
No ato da matrícula, os candidatos devem estar munidos de cópias e originais de documentos especificados nos editais publicados nos dias 11, 13 e 19 de maio. De acordo com os editais de convocação, será considerado desistente e excluído do concurso público para o ingresso no curso de formação, perdendo a vaga respectiva, o candidato aprovado e convocado que: não se apresentar para efetuar a matrícula no curso de formação no prazo determinado; não comprovar os requisitos exigidos para provimento do cargo de soldado da PM e que não apresentar a documentação exigida para a matrícula no curso de formação.
De acordo com o presidente da comissão de matrícula, capitão Emerson de Almeida Vicente, no período de matrícula os candidatos devem levar a documentação exigida e serão informados sobre as datas para a realização de exames médicos.
Formação
O curso de formação para os 300 novos policiais começa no dia 1º de julho e será realizado nos municípios de Campo Grande, Dourados e Corumbá. A duração do curso será de oito meses divididos em aulas teóricas e práticas. Serão nove horas de aula diária. A grade do curso terá cerca de 40 disciplinas com aulas sobre os mais diversos assuntos, como Direito, Sociologia e na parte prática, técnicas policiais, tiro, abordagem, entre outros, informou capitão Almeida.
Os candidatos também farão estágio ao final do curso e vão atuar principalmente nas festas de fim de ano onde há grande circulação de dinheiro no comércio. O agente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Igor Gomes Rodrigues, de 30 anos, verificou a data da matrícula e foi ao Cefap levar todos os documentos necessários para garantir sua vaga.
Quando fiquei sabendo que seria chamado para fazer o curso de formação fiquei feliz porque meu serviço hoje é temporário e um serviço definitivo traz estabilidade e segurança, admitiu o candidato.
Para o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM (Cefap), tenente-coronel Valter Godoy Rojas, o objetivo do curso de formação é formar um policial padrão com ensino de qualidade e instrutores comprometidos com o ensino.
A sociedade espera muito da corporação e está à espera de serviços de qualidade. Nosso policial terá o perfil adequado para atender as exigências da sociedade e comprometido com a instituição, ressaltou.
Campo Grande será o município com o maior número de novos soldados: ao todo serão 96 novos policiais militares atuando na Capital após o curso de formação. Os outros batalhões que recebem policiais são os dos municípios de Dourados (30); Corumbá (30); Naviraí (30); Ponta Porã (25); Três Lagoas (25); Nova Andradina (20) e Jardim (15). Também serão destinados policiais para Sidrolândia (5) que faz parte da área de atuação da PM de Campo Grande e outros 24 para atuarem junto ao Departamento de Operações de Fronteira.