Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 30 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Sindivest amplia número de indústrias

No mês de maio, foram 14 novas empresas de confecção, têxteis e de serviço que filiaram-se ao sindicato

Redação de noticia

02 de Junho de 2010 - 10:47

As ações e serviços de apoio desenvolvidas pelo Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), em parceria com Sistema Fiems (Senai, Sesi, Iel, Incubadora Sindical) estão contribuindo para aumentar o número de indústrias filiadas em Campo Grande e região. No mês de maio de 2010, foram 14 novas empresas confecção, têxteis e de serviço que filiaram-se ao Sindivest/MS, elevando em 16% o número de indústrias associadas à entidade, segundo o presidente José Francisco Veloso Ribeiro.
As principais vantagens para as indústrias do setor são a manutenção da redução da alíquota do ICMS e isenção do pagamento do ICMS garantido para as empresas optantes pelo Simples Nacional no Estado, crédito diferenciado nos bancos oficiais para as MPE, além de convênios com fornecedores de máquinas, produtos e serviços, informação contábil, jurídica e tributária.
Francisco Veloso acrescenta que as indústrias filiadas ainda podem contar com a estrutura do Sindicato, que está localizada na Incubadora Sindical da Fiems, região central de Campo Grande e oferece sala de reuniões, auditório para treinamentos e eventos, além de escritório com computador, internet, fax, entre outros serviços. A entidade também oferece treinamentos de capacitação em gestão, produção, tecnologia e ações de mercado, bem como software de gestão da produção e fiscal através de convênios.
Já o vice-presidente Sindivest/MS, Antonio B. Filho, ressalta que o Sindivest/MS disponibiliza diariamente aos filiados através de email, relatório das licitações dos órgãos públicos, desta forma ajudando as MPE industriais de confecção a aumentar suas vendas. Também por meio de parceria com o Senai, são oferecidos treinamento em costura industrial, curso técnico do vestuário, serviços por computador com utilização do sistema CAD de criação, modelagem, encaixe e risco. Nos serviços de apoio de lazer, saúde e segurança no trabalho o sindicato tem como parceiro o Sesi. "O Sindicato também organiza participações em feiras e eventos regionais e nacionais para divulgação, promoção e vendas dos produtos, bem como pesquisa de mercado e palestras técnicas e consultoria sobre tendências de moda. Outras facilidades são as negociações salariais com os sindicatos e federação dos trabalhadores do segmento e a central de vendas via internet no site do Sindivest/MS, que ajuda a divulgar os produtos oferecidos pelas empresas filiadas", detalhou.
Para a diretora secretária do Sindivest/MS, empresária Juliana Fleury, as demandas feitas pelas indústrias filiadas, são de imediato encaminhadas para os parceiros e os serviços são prestados com agilidade e com descontos especiais para filiados, tendo em vista as articulações já previamente coordenadas e com apoio de toda a diretoria do Sindicato, sendo que cada diretor é responsável por uma área de apoio. Outro ponto importante foram os treinados através do PDA – Programa de Desenvolvimento Associativo da CNI executado pelo IEL/Fiems que orientou de forma organizada os trabalhos e serviços do sindicato, dando sustentabilidade financeira e representatividade a entidade.

Novas empresas
Na avaliação do empresário Beto Santos, da Labhelly, com matriz no Paraná e recentemente instalou a primeira filial em Bandeirantea, as ações do Sindivest/MS ajudam a fortalecer o nosso trabalho e de imediato fui muito bem atendido. "Resolvi instalar uma sede da empresa aqui porque vi que conseguiria mão de obra qualificada graças ao trabalho desenvolvido pelo Sindicato em parceria com o Senai, prefeitura e também pela questão do incentivo fiscal obtido pelo Sindivest/MS junto ao governo do Estado. Isso anima bastante a gente e nos faz acreditar de que teremos sucesso no trabalho aqui no Mato Grosso do Sul", declarou.
Para a diretor da IMB Têxtil, com matriz em São Paulo e unidade em Capital, uma das maiores fabricantes de meias do país, Adolfo Brobow, diz que o Estado tem hoje incentivos atraentes para as empresas que querem expandir os negócios, graças ao trabalho conjunto do Sindivest/MS, Sistema Fiems e governo do Estado e Municípios "Optamos por Campo Grande por conta do perfil da mão de obra que procurávamos e do apoio do Senai nos treinamentos que estão sendo feitos", disse, lembrando que a empresa também buscou filiação no Sindicato, que sempre superou as expectativas das demandas colocadas, pois acredita que esse é procedimento que facilita o desenvolvimento da empresa. "Assim temos também informação diária e facilitada do setor", garantiu.

Serviço
As indústrias interessadas em filiar-se ao Sindivest/MS podem obter mais informações pelo site www.sindivestms.com.br e fone 67 3325 7478